Arqueologia de uma Procissão Antiga: a Prática da πομπή entre Atenas e Elêusis no Período Romano (II - III d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v12i1p111-137Palavras-chave:
Mistérios de Elêusis, Procissão antiga, Grécia romana, Elêusis, Eleusinion de Atenas, Religião grega antigaResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar as particularidades da procissão celebrada entre Atenas e Elêusis durante os Mistérios Eleusinos no Período Romano (Séc. II - III d.C.) a partir de evidências constatadas em fontes de diferentes naturezas (textual, topográfica/arquitetônica e epigráfica). Procura-se compreender os aspectos relativos à permanência da tradição ancestral eleusina e identificar inovações próprias dos estratos históricos romanos, cujas evidências podem ser observadas tanto na organização da procissão quanto nas intervenções construtivas dos santuários (Elêusis e o Eleusinion de Atenas) e da via sacra (hierá hodós).
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