A Pólis, o Estado e os Cidadãos da Democracia Ateniense como uma Comunidade Indivisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v9i2p1-39Palavras-chave:
Estado; Pólis; Atenas; Democracia AntropologiaResumo
Neste artigo se analisam os recentes debates (junto com algumas de suas ramificações) acerca da operabilidade do conceito de Estado para caracterizar a pólis grega em geral e a cidade democrática de Atenas em particular. Em segundo lugar, são assinalados alguns limites com os quais os historiadores se encontraram ao tentar caracterizar, alternativamente, a pólis democrática ateniense como uma sociedade “com” ou “sem” Estado. Por fim, são levadas em consideração as contribuições da antropologia política e se explora suas potencialidade para pensar o grupo de cidadãos como uma comunidade indivisa na qual o poder era elidido enquanto operavam diversos mecanismos que buscavam evitar o desenvolvimento de um rompimento permanente entre governantes e governados.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Mare Nostrum são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
A reprodução dos textos editados pela Mare Nostrum é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





