Omissão histórica e repressão psíquica em Boogie Nights de Paul Thomas Anderson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p25-44Palavras-chave:
<i>Boogie Nights</i>, pornografia, omissão histórica, repressão psíquicaResumo
Primorosamente filmado em estilo altmaniano e baseado nas cenas dos filmes de Martin Scorsese e Quentin Tarantino, Boogie Nights – Prazer sem limites continua até hoje a ser proclamado um ultramoderno e ousado olhar sobre a chamada Idade de Ouro do cenário da pornografia da década de 1970. Neste ensaio, procuro documentar o que esse filme deixa de fora quanto ao registro histórico e mostrar como a supressão histórica se relaciona com a repressão psíquica. Em vez de história, nos apresenta melodrama. Em vez de um documento histórico, Boogie Nights nos proporciona, novamente, Édipo. Como a maioria das elegias, os aspectos negativos ou indesejáveis do sujeito são minimizados ou omitidos, embora eles voltem para assombrar o texto.
Downloads
Referências
BERLANT, L. The female complaint: the unfinished business of sentimentality in American culture. Durham: Duke University Press, 2008.
BERNARDI, D. Interracial joysticks: pornography’s web of racist attractions. In: LEHMAN, P. (Ed.). Pornography: film and culture. Nova Iorque: Rout-ledge, 2006. p. 220-243.
BOOGIE NIGHTS. Direção, roteiro e produção: Paul Thomas Anderson. Los Angeles: New Line Cinema, 1997. (155 min), son., color.
BRIGHT, S. “Boogie Nights” bummer: how the movie got the porn business all wrong. Salon, 25 out. 1997. Disponível em: <http://www.salon.com/1997/10/25/nc_24boogie/>. Acesso em: 26 mar. 2013.17. No original, “the foxiest bitch in the whole world”.
CORNELL, D. (Ed.) Feminism and pornography. Nova Iorque: Oxford University Press, 2000.
EBERT, R. Boogie Nights. 17 out. 1997. Disponível em: <http://rogerebert.sunti-mes.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/19971017/REVIEWS/710170301>. Acesso em: 26 mar. 2013.
EDDLESTON, J. Doing the full monty with Dirk and Jane: using the phallus to validate marginalized masculinities. Journal of Men’s Studies, v. 7, n. 3, p. 337-352, 1999. DOI: http://dx.doi.org/10.10.3149/jms.0703.337
ESCOFFIER, J. Bigger than life: the history of gay porn cinema from beefcake to hardcore. Filadélfia: Running Press, 2008.
ESCOFFIER, J. Gay-for-pay: straight men and the making of gay pornography. Qualitative Sociology, v. 26, n. 4, p. 531-555, 2003.
FREUD, S. Mourning and melancholia. In: ______. The standard edition of the complete psychological works. Londres: Hogarth Press, 1943-1974. p. 243-258.
GOSS, B. M. Things like this don’t just happen: ideology and Paul Thomas Anderson’s Hard Eight, Boogie Nights, and Magnolia. Journal of Communication Inquiry, v. 26, n. 2, p. 184-185, 2002. Disponível em: <http://jci.sagepub.com/26/2/171>. Acesso em: 26 mar. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0196859902026002004
GRIFFITHS, R. Porn star. In: GERSTNER, D. A. (Ed.). Routledge international encyclopedia of queer culture. Nova Iorque: Routledge, 2006. p. 458-460.
JUFFER, J. At home with pornography: women, sex, and everyday life. Nova Iorque: NYU Press, 1998.
LASALLE, M. “Boogie” man does the ‘70s/Mark Wahlberg is a porn star in film that catches spirit of an era. San Francisco Chronicle, 17 out. 1997. Disponível em: <http://www.sfgate.com/movies/article/Boogie-Man-Does-the-70s-Mark-Wahlberg-is-a-2825519.php>. Acesso em: 26 mar. 2013.
LEHMAN, P. Boogie Nights: will the real dirk diggler please stand up? Jump Cut, 1998. Disponível em: <http://bit.ly/2bdabz8>. Acesso em: 26 mar. 2013.
LEVY, E. Review Boogie Nights. Variety, 21 set. 1997. Disponível em: <http://variety.com/1997/film/reviews/boogie-nights-1117329514/>. Acesso em: 23 maio 2013.
MCNEIL, L.; OSBORNE, J. The other Hollywood: the uncensored oral history of the porn film industry. Nova Iorque: Regan Books, 2005.
MODLESKI, T. Clint Eastwood and male weepies. ALH 22, n. 1, p. 336-358, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/alh/ajp051
PURCELL, N. Violence and the pornographic imaginary: the politics of sex, gender and aggression in hardcore pornography. Nova Iorque: Routledge, 2012.
RABINOWITZ, M. An interview with Paul Thomas Anderson, director of Boogie Nights. Indie Wire, 31 out. 1997. Disponível em: <http://bit.ly/2aT8bIF>. Acesso em: 26 mar. 2013.
REHLING, N. Extraordinary men: white heterosexual masculinity in contemporary popular cinema. Lanham: Lexington Books, 2009.
SARRIS, A. Before videotape killed the artistry of the porno flick. New York Observer, 20 out. 1997. Disponível em: <http://observer.com/1997/10/before-videotape-killed-the-artistry-of-the-porno-flick/>. Acesso em: 26 mar. 2013.
SCHIESARI, J. The gendering of Melancholia: feminism, psychoanalysis and the symbolics of loss in Renaissance Literature. Ithaca: Cornell University Press, 1992.
SCHLOSSER, E. Reefer madness: sex, drugs, and cheap labor in the American black market. Nova Iorque: Houghton Mifflin, 2003.
SUGAR, J.; NELSON, J. C.; MARGOLD, W. John Holmes: a life measured in inches. 2. ed. Albany: Bear Manor Media, 2011.
TAORMINO, T. et al. The feminist porn book: the politics of producing pleasure. Nova Iorque: The Feminist Press, 2012.
TAYLOR, C. Boogie Nights. Salon, 27 out. 1997. Disponível em: <http://www.salon.com/1997/10/17/boogie/>. Acesso em: 26 mar. 2013.
VANCE, C. Pleasure and danger: exploring female sexuality. Nova Iorque: Routledge, 1984.WILLIAMS, L. Hardcore: power, pleasure, and the “frenzy of the visible”. Berkeley: University of California Press, 1989.
______. Screening sex. Durham: Duke University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.