World War Z: darwinismo social e renascimento da cosmovisão nacional-socialista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i3p151-167Palavras-chave:
Zumbis, ideologia, migração, cinema, propagandaResumo
O objetivo deste artigo é realizar um exercício de análise crítica dos discursos ideológico e propagandístico contidos no filme World War Z (2013). Minha conclusão é que o filme foi concebido como um expoente ideológico da nova extrema direita estadunidense e global e que faz parte do esforço desta direita construir uma história com vocação hegemônica sobre a necessidade de liquidar a moral de solidariedade e retornar à sociedade de clãs e de racismo ideológico e econômico. Esta narração da nova direita é baseada em três antigos pilares contidos e retratados no filme: o darwinismo social, a superpopulação, e o perigo que as fronteiras abertas representam para o primeiro mundo. Estas três ideias coincidem, com ligeiras variações, com alguns dos pilares sobre os quais se baseava o nacional-socialismo de Adolf Hitler, como será mostrado no texto.
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