Comunicação Gerativa: um diálogo com Oliver Sacks
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p35-55Palavras-chave:
Comunicação gerativa, surdez, língua de sinaisResumo
O texto elabora um diálogo com o estudo de Oliver Sacks sobre a surdez. A situação-limite criada pela surdez oferece acuidade sobre características do fenômeno comunicacional. Algumas premissas desenvolvidas em textos anteriores são apresentadas, como ângulos para o diálogo. No livro de Sacks, que aborda o problema da surdez por uma diversidade de perspectivas, o artigo seleciona observações e proposições que ora corroboram aquelas premissas, ora são tomadas como desafios à reflexão. Do diálogo entre as proposições básicas inicialmente apresentadas e as pistas obtidas no estudo de Sacks, resultam inferências relacionadas à situação-limite e derivações pertinentes ao fenômeno em perspectiva mais abrangente.
Downloads
Referências
BRAGA, J. L. Midiatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, A. S.; ARAUJO, D. C.; BRUNO, F. (Orgs.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 141-167.
______. Nem rara nem ausente, tentativa. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 65-81, 2010a. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p65-81
______. Comunicação é aquilo que transforma linguagens. Alceu, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 41-54, 2010b.
BRAGA, J. L. Dispositivos Interacionais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 20., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 1-15. Disponível em: <https://goo.gl/pkdk6M>. Acesso em: 4 ago. 2017.
______. O grau zero da comunicação. E-Compós, Brasília, v. 18, n. 2, p. 1-17, 2015.
DELAPORTE, Y. Etre sourd dans un monde entendant: destin, rencontre, transmission et rupture. Ethnologie française, Paris, p. 389-400, 2000. Disponível em: <https://goo.gl/33o11N>. Acesso em: 15 jan. 2017.
HAMM, M. L’apprentissage de la lecture chez les enfants sourds: Quels outils pédagogiques au service de quel apprentissage de la lecture? Education & Formation, Hainaut, p. 37-44, Sept. 2008. Disponível em: <https://goo.gl/nspN91>. Acesso em: 15 dez. 2016.
MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
SACKS, O. Seeing Voices: A Journey into the World of the Deaf. Nova Iorque: Vintage Books, 2000 [1989]. 222 p.
______. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.TARDE, G. Les lois de l’imitation. 2. éd. Paris: Kimé, 1993. Disponível em: <https://goo.gl/RsW4vk>. Acesso em: 15 abr. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.