Para além dos dados coletados: políticas das APIs nas plataformas de mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p103-122

Palavras-chave:

Plataforma de mídia social, Métodos digitais, Datificação, Algoritmos, APIs

Resumo

O artigo discute questões conceituais e metodológicas a serem enfrentadas por pesquisas empíricas baseadas em dados obtidos através de Application Programming Interfaces (APIs) de plataformas online. Em diálogo com os Estudos de Plataforma, métodos digitais e outras abordagens ancoradas nos estudos de ciência e tecnologia (STS), o artigo volta-se para a relação entre as políticas das APIs e dimensões como affordances, governança, datificação e mediações algorítmicas em mídias sociais como Twitter e Facebook. Aspectos materiais, políticos, normativos e econômicos são discutidos por meio de exemplos que vão da implementação das primeiras APIs, nos anos 2000, aos desafios recentes, em especial após o escândalo Cambridge Analytica.

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Biografia do Autor

  • Carlos D'Andréa, Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do grupo de pesquisa R-EST – estudos redes sociotécnicas. Orcid: https://orcid.org/0000- 0001-7328-6714. 

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Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

D'Andréa, C. (2021). Para além dos dados coletados: políticas das APIs nas plataformas de mídias digitais. MATRIZes, 15(1), 103-122. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p103-122

Dados de financiamento