Uma economia política da comunicação internacional: a contribuição de Armand Mattelart para a análise do sistema-mundo das mídias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p157-174Palavras-chave:
Armand Mattelart, Immanuel Wallerstein, Economia política da comunicação, Economia política internacional, Comunicação internacionalResumo
Este ensaio parte da obra de Armand Mattelart para vislumbrar um programa de pesquisa orientado para a abordagem crítica e estrutural da comunicação internacional nas suas desigualdades, assimetrias e relações de dependência. Com uma revisão das reflexões do pensador belga nos seus pontos de contato com a proposição teórico-metodológica da análise dos sistemas-mundo, de Immanuel Wallerstein, e buscando articular as duas perspectivas, especialmente na concepção de comunicação-mundo como sistema-mundo da comunicação, o trabalho delineia uma área de interseção entre três vertentes teóricas: a comunicação internacional, a economia política da comunicação e a economia política internacional.
Downloads
Referências
Aguiar, P. (2018). Agências de notícias do Sul Global: Jornalismo, Estado e circulação da informação nas periferias do capital [Tese de doutorado não publicada]. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Ballestrin, L. (2013). América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, (11), 89-117. https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004
Beaud, P., & Kaufmann, L. (1998). New trends in French communication research. Javnost: The Public, 5(1), 5-31. https://doi.org/10.1080/13183222.1998.11008665
Beltrán, L. R. (1985). Premisas, objetos y métodos foráneos en la investigación sobre comunicación en América Latina. In M. Moragas (Ed.), Sociología de la comunicación de masas (pp. 94-119). Gustavo Gilli. (Obra original publicada em 1976)
Haesbaert, R. (2016). O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Bertrand Brasil.
Martins, C. E. (2011). Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. Boitempo.
Mattelart, A. (1994). Comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Vozes. (Obra original publicada em 1991)
Mattelart, A. (1996). A invenção da comunicação. Instituto Piaget. (Obra original publicada em 1994)
Mattelart, A. (2000). A globalização da comunicação. Edusc. (Obra original publicada em 1996)
Mattelart, A. (2002). História da utopia planetária: Da cidade profética à sociedade global. Sulina. (Obra original publicada em 1999)
Mattelart, A. (2005). Diversidade cultural e mundialização. Parábola.
Mattelart, A. (2006). História da sociedade da informação (2a ed.). Loyola. (Obra original publicada em 2001)
Mattelart, A., & Dorfman, A. (1977). Para ler o Pato Donald: Comunicação de massa e colonialismo. Paz e Terra. (Obra original publicada em 1971)
Mattelart, A., & Mattelart, M. (2004). Pensar as mídias. Loyola. (Obra original publicada em 1986)
Mattelart, A., & Mattelart, M. (2011). História das teorias da comunicação. Loyola. (Obra original publicada em 1995)
McChesney, R., & Schiller, D. (2003). The Political Economy of International Communications: Foundations for the emerging global debate about media ownership and regulation. UNRISD.
Penaforte, C. (2011). Análise dos sistemas-mundo: Uma pequena introdução ao pensamento de Immanuel Wallerstein. Cenegri.
Rêgo, I. N. B., & Dourado, J. L. (2013, 12-14 de junho). Economia política da comunicação e uma reflexão teórica sobre a mídia nas sociedades capitalistas [Artigo apresentado]. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Mossoró, RN, Brasil. https://bit.ly/39StxY3
Thussu, D. (2006). International Communication: Continuity and change. Hodder.
Wallerstein, I. (1974). The modern world-system: Vol. 1. Capitalist agriculture and the origins of the European world-economy in the 16th century. Academic Press.
Wallerstein, I. (1991). World system versus world-systems: A critique. Critique of Anthropology, 11(2), 189-194. https://doi.org/10.1177/0308275X9101100207
Wallerstein, I. (2006). World-systems analysis: An introduction. Duke University
Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.