Arquétipo e catarse nas narrativas audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p73-93

Palavras-chave:

Catarse, Arquétipo, Narrativa audiovisual, Filme, Série de TV

Resumo

O clímax em filmes e séries televisivas é construído pela combinação de imagens e sons que impactam emocionalmente a audiência, gerando a catarse. O efeito catártico é peça-chave em gêneros como aventura, western e horror. Este artigo analisa o papel que o arquétipo tem na catarse em narrativas audiovisuais ao operar como acionador de emoções. Articulam-se as teorias sobre catarse (Aristóteles, Jauss) e arquétipos (Jung, Durand) para estabelecer as relações entre esses elementos e entender como operam a partir de exemplos de filmes e séries. Resultados mostram a oposição arquetípica herói-monstro como gatilho emocional nas catarses e a relação entre imagens arquetípicas e contexto sócio-histórico em cenas catárticas.

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Biografia do Autor

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Anaz, S. A. L. (2021). Arquétipo e catarse nas narrativas audiovisuais. MATRIZes, 15(2), 73-93. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p73-93