Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283

Palavras-chave:

Cinema, Cultura visual, Igreja, Rio de Janeiro, Recife

Resumo

Tendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.

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Biografia do Autor

  • Pedro Vinicius Asterito Lapera, Fundação Biblioteca Nacional

    Pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), com estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRJ (PPGAS/MN/UFRJ).

  • Felipe Davson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve o projeto de pesquisa Sedentarização, Produção, Sociabilidade: A História Social do Cinema no Recife (1909-1922), com bolsa da Capes.

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Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Lapera, P. V. A., & Silva, F. D. P. da. (2022). Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República. MATRIZes, 16(1), 257-283. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283