O passo atrás de Lucrecia: disputas discursivas entre filmes e séries

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p33-53

Palavras-chave:

Ficção seriada, Filme, Cinema e televisão, Disputas discursivas, Crítica cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as disputas discursivas que permeiam o debate comparativo entre filmes e séries no contexto da crítica cultural contemporânea. Partimos dos argumentos da diretora Lucrecia Martel contra as séries televisivas para compreender, diacronicamente, as tensões históricas entre cinema e televisão e a sua perenidade no cenário atual. Para isso, proporemos aqui três eixos dominantes na avaliação comparativa: experiência espectatorial, estilo e narrativa. Com isso, vamos problematizar os argumentos da superioridade apriorística do filme em relação às séries, sem perder do horizonte a natureza distintiva da disputa simbólica em curso.

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Biografia do Autor

  • Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Adjunto do Deparmento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Autor do livro "Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro", vencedor do prêmio Compós de melhor tese em 2012.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Silva, M. V. B. (2021). O passo atrás de Lucrecia: disputas discursivas entre filmes e séries. MATRIZes, 15(2), 33-53. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p33-53