Cinema Novo e música de vanguarda do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99

Palavras-chave:

Música de vanguarda, Cinema Novo, Produção fonográfica, Análise fílmica

Resumo

Embora não tenha sido predominante no Cinema Novo, a música de vanguarda do século XX não deixou de estar presente em filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior e Joaquim Pedro de Andrade, englobando obras preexistentes de Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, Marlos Nobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton e Al Kooper. Fazemos um mapeamento dessa produção e analisamos como as músicas desses compositores se associam às imagens, seja de modo mais convencional, seja com proposições criativas. Observamos o papel da produção fonográfica da época para essas escolhas e a relação dos diretores com um repertório em geral contemporâneo aos filmes.

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Biografia do Autor

  • Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, professora subsituta do departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação da UFRJ.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Alvim, L. B. (2023). Cinema Novo e música de vanguarda do século XX. MATRIZes, 17(1), 77-99. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99