Paulo Freire e Agnes Heller: radicalidade comunicativa e educação

Autores

  • Luiz Roberto Alves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p117-141

Palavras-chave:

Mudanças no cotidiano, Cruzamento de textos, Educação, Política

Resumo

O autor se reencontra com textos de Freire e Heller, os quais dialogam com o todo das duas obras. Busca compreender o pensamento do educador e da filósofa, ambos sustentados em raízes epistemológicas e objetivos próximos. Sob metodologia de crítica do discurso, dá-se o cruzamento de excertos significativos do patrono da educação brasileira com flagrantes da prática política na obra de Heller. Eles promovem lições políticas para enriquecer uma reflexão sobre o cotidiano educacional brasileiro, especialmente encarnado no dramático percurso formativo do ensino médio, suposto calcanhar de Aquiles da educação básica brasileira. Em Freire e Agnes, a educação se realiza como ação comunicativa radical a serviço da cidadania das novas gerações.

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Biografia do Autor

  • Luiz Roberto Alves, Universidade de São Paulo

    Professor e pesquisador do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Fez parte do Conselho Nacional de Educação entre 2012 e 2016. Publicou, entre outras obras, Trabalho, Cultura e Bem-Comum (Annablume; Fapesp, 2008) e Ensaios Sobre o Viável (Editora Metodista, 2017).

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Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Comunicar e educar

Como Citar

Alves, L. R. (2021). Paulo Freire e Agnes Heller: radicalidade comunicativa e educação. MATRIZes, 15(3), 117-141. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p117-141