Imaginário do aborto e comunicação medial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p57-76

Palavras-chave:

Aborto, Comunicação, Mídia, Corpo, Mulher

Resumo

Este texto visa apresentar o aborto como uma experiência estética em que um fluxo de comunicação medial é interrompido. Para mostrar como a medialidade se dá no corpo feminino, buscamos as possíveis fontes do medo na quase ausência de representação mítica do aborto e recorremos ao conceito de “nobjetos” (sangue, sons, líquido amniótico) para identificar um tipo de relação entre mãe e feto em que ambos não se distinguem. Concluímos sobre o papel de conversor do corpo para se lidar com o sofrimento gerado pela ruptura do fluxo medial. Por fim, abrimos o texto para a necessidade de maior exploração do assunto, que constitui um interdito discursivo, todavia tolerado na maioria das sociedades tradicionais.

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Biografia do Autor

  • Florence Marie Dravet, Universidade Católica de Brasília

    Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Dravet, F. M. (2023). Imaginário do aborto e comunicação medial. MATRIZes, 17(1), 57-76. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p57-76