A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276

Palavras-chave:

Imagem, Apropriação artística, Refugiados

Resumo

Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Tassi Teixeira, Universidade Estadual do Paraná

    Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, identidades emergentes e a sociologia dos processos migratórios, destacando-se, recentemente, as construções das alteridades in between na cinematografia contemporânea. Desenvolve pesquisas, na atualidade, sobre a identidade e o tratamento sinedóquico das minorias no cinema ibero-americano.

Referências

Beiguelman, G. (2021). Políticas da Imagem: Vigilância e Resistência na Dadosfera. Ubu editora.

Brink, J., & Oppenheimer, J. (2012). Killer Images. Documentary Film, Memory and the Performance of Violence. Columbia University Press.

Català, J. M. (2012). El Murmullo de las Imágenes. Shangrila.

Chouliaraki, L., & Tijana, S. (2017). Rethinking media responsibility in the refugee crises: a visual typology of European news. Media, Culture & Society, (39). http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0163443717726163.

Comolli, J.-L. (2006). A última dança: como ser espectador de Memory of the Camps. Devires, 3(1). http://fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/261.

Daney, S. (1991). Montage obligé. La guerre, du Golfe et petit écran. Cahiers du Cinéma, 442. https://www.cahiersducinema.com/produit/serge-daney/

Demos, T. J. (2013). The migrant image. The art and politics of documentary during global crisis. Durham University Press.

Didi-Huberman, G., & Giannari, N. (2017). Pasar, cueste lo que cueste. Shangrila.

Farocki, H. (2013). Desconfiar de las Imágenes. Caja Negra.

Honess Roe, A. (2013). Animated Documentary. Palgrave Macmillan.

Huyssen, A. (2014). Culturas do Passado-Presente: Modernismos, Artes Visuais, Políticas da Memória. Contraponto.

Jones, R. (2016). Violent borders: refugees and the right to move. Verso.

Lavoie, V. (2020). Qual visualidade para o êxodo em massa. Revista Interin, 25(2). https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/2400

Levi, P. (1990). Os afogados e os sobreviventes. Paz e Terra.

Martin, N. (2019). As index and metaphor: Migration and the Thermal Imaginary in Richard Mosse’s Incoming. Culture Machine, 17. https://culturemachine.net/vol-17-thermal-objects/as-index-and-metaphor/

Mosse, R. (2017). Incoming. Mack.

Nash, M. (2005). Inmigrantes en nuestro espejo: inmigración y discurso periodístico en la prensa española. Icaria Antrazyt.

Santos, A. C. L., & Teixeira, R. T. (2019). Sobre paisagens conhecidas e corpos anônimos: memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo. Revista Rumores, 13(25). https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/148356

Saugmann, R. (2019). Military techno-vision: Technologies between visual ambiguity and the desire for security facts. European Journal of International Security, 1. Cambridge University Press.

Snow, J. Richard Mosse on the refugee crisis. Channel4.com. https:www.channel4.comnewsrichard-mosse-on-the-refugee-crisis

Tramontana, F. (2018). The conversation: migrants have crossed the mediterranean for centuries but they used to head from north to south. The Conversation, 2(1). https://theconversation.com/migrants-have-crossed-the-mediterranean-for-centuries-but-they-used-to-head-from-north-to-south-97287

Weber, E. (2020). There will Be no More Night. https://www.youtube.com/watch?‌v=5CBJgANNYjE.

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Teixeira, R. T. (2023). A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night. MATRIZes, 17(2), 257-276. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276