Irradiações intelectuais: Uma década de colaboração com o programa de pós-graduação em ciências da comunicação da universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p39-54Palavras-chave:
Cultura, Visualidade, Arte, Publicidade, ComunicaçãoResumo
Neste artigo apresentamos uma síntese de colaboração com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) ao longo de uma década em pesquisa de Comunicação. Nossa contribuição sempre teve origem epistêmica em estudos sobre cultura visual, e apresentamos nossos achados em formato interdisciplinar. Entre os temas mais relevantes, há as noções de irradiação semiótica, publicismo e a contribuição de estudos visuais no conhecimento do fenômeno do acolhimento da publicidade. Destacamos nas conclusões a importância de emoções, sentimentos e sensações sensoriais nos fenômenos atuais da comunicação. O corpo é o artefato da pós-modernidade para fundir história, indústria, publicidade e política através da expressão dos desejos humanos nos discursos da mídia.
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