O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p137-152Palavras-chave:
Mediações, Midiatização, Percurso do reconhecimento, Comunicação, Experiência estéticaResumo
O deslocamento “dos meios às mediações”, proposto por Martín-Barbero, na formação de um comunicador comunicólogo e seu percurso de reconhecimento são tratados neste artigo a partir das reflexões de Paul Ricœur sobre o “percurso do reconhecimento” e sobre as questões de identidade, ipseidade e alteridade, na compreensão de “si-mesmo como outro”. Traz autorreflexões sobre o percurso intelectual do autor e seu reconhecimento como comunicólogo, discute os estudos de comunicação no contexto de midiatização da sociedade e investe nas articulações entre comunicação e experiência estética, para “socializar o sensível” e “sensibilizar o social”, nas palavras de Herman Parret, como “estratégias sensíveis”, na linha do que propõe Muniz Sodré.
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