Sonoridades fronteiriças: fruição e rearticulações da música pop e da música popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p215-237

Palavras-chave:

Fruição, som, alteridade, fronteiras culturais, nomadismo

Resumo

Este artigo retoma dados empíricos coletados em oficinas de escuta musical para analisar aspectos comunicacionais de produções musicais híbridas de artistas do Sul global. As falas dos participantes das oficinas abrem um pressuposto para considerar a mistura de ritmos, instrumentação, timbres e corpos como produção de saberes situados acerca de diferentes culturas. Assim, as atividades nas oficinas representam outras dinâmicas de comunidade e novas modalidades de povoar a experiência da fruição musical. Nomadismo (Deleuze e Guattari) e fronteiras culturais (Lotman) foram os conceitos teóricos usados para compreender a produção de alguns artistas e a fruição partilhada de suas obras nas oficinas. O objetivo é analisar como essa experiência comunicacional possibilita rearticulações de subjetividades em um sentido de alteridade, levando em conta perspectivas latino-americanas e decoloniais.

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Biografia do Autor

  • Nilton Faria de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Foi repórter de web TV, cobrindo Cidades e Cultura. Trabalhou em editora como jornalista, produzindo conteúdo para jornal e revista (ambas as publicações com enfoque regional), em editorias de Cidades, Cultura e Política. Além disso, possui experiência em agências de comunicação e conteúdo. Foi responsável pelo setor de Comunicação do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados da Caritas São Paulo, projeto do terceiro setor voltado a direitos humanos, refúgio, migração (e parceiro da Agência da ONU para Refugiados). Membro do grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura, suas pesquisas recentes abordaram conceitos de memória, narrativas de vida, experiência comunicacional, teorias da diferença, semiótica, epistemologias do Sul, música pop e metodologias de pesquisa narrativa. Atualmente é professor substituto no curso de Jornalismo - Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Carvalho, N. F. de. (2024). Sonoridades fronteiriças: fruição e rearticulações da música pop e da música popular. MATRIZes, 18(1), 215-237. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p215-237