A mobilizacão de afetos nas finanças: humor, fracasso e discurso neoliberal nas páginas Faria Lima Elevator e Investidor da Depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p81-99

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Humor, Financeirização, Discurso

Resumo

Posto que os imperativos da financeirização demandam engajamento afetivo dos indivíduos aos produtos, o objetivo deste artigo é analisar as convocações midiáticas ao consumo operacionalizadas por perfis de Instagram de finanças que apelam ao humor. Recorremos ao método da Análise de Discurso de linha francesa para estudar alguns cruzamentos entre discursos nessas convocações midiáticas. Embora seus conteúdos pareçam caçoar de alguns lugares comuns da literatura de autoajuda financeira, há um aparato discursivo que legitima a norma ao contradizê-la. Trata-se de produções que, a partir do humor, validam certos tipos de comportamento em relação às finanças e constroem, através do discurso, um tipo de consumidor específico, ao naturalizar práticas e legitimar comportamentos vinculados à financeirização das relações econômicas a partir da comunicação.

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Biografia do Autor

  • Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM) e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Casadei, E. B. (2023). A mobilizacão de afetos nas finanças: humor, fracasso e discurso neoliberal nas páginas Faria Lima Elevator e Investidor da Depressão . MATRIZes, 17(2), 81-99. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p81-99