Adeus à crítica?: passado e presente da teoria e método na pesquisa em comunicação de massa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i3p73-99Palavras-chave:
Pesquisa em comunicação de massa, Epistemologia, Teoria crítica, Metodologia da pesquisa em comunicação de massa, MarxismoResumo
A pesquisa crítica em comunicação de massa progrediu teórica e praticamente em várias áreas do conhecimento: economia política, estudos culturais, psicologia social analítica, história social, análise do discurso etc., a reboque do que se apresentou como uma nova forma de ciência social, a crítica, sob a influência da devida teorização e, assim, do marxismo cultural. O artigo reconstrói racionalmente aspectos centrais do desenvolvimento desta problemática, visando mostrar os impasses constitutivos que resultam da interferência de um tipo de teorização muito rígido e dogmático, de resto bem degradado atualmente, em programa de pesquisa científica que, acredita-se, ainda não teria esgotado seu potencial epistêmico e reflexivo.
Downloads
Referências
Adorno, T. (2001). Epistemología y ciencias sociales. Cátedra.
Adorno, T. (2019). Philosophical elements of a theory of society. Polity Press. (Trabalho original publicado em 1964)
Adorno, T., & Horkheimer, M. (1966). Sociológica. Taurus.
Adorno, T., & Horkheimer, M. (1999). I Seminari della Scuola di Francoforte. Franco Angeli.
Adorno, T., & Horkheimer, M. (2013). Le laboratoire de la dialectique de la raison. Maison des Sciences de L’homme.
Agger, B. (1992). Cultural studies as critical theory. Falmer Press.
Agger, B. (1998). Critical social theories. Westview.
Alexander, J. (1995). Fin de siècle social theory. Verso.
Barbero, J. (1978). Comunicación masiva: discurso y poder. Ciespal.
Baacke, D. (1973). Kommunikation und kompetenz. Juventa.
Beltrán, L. R. (1985). Premisas, objetos y métodos foráneos em la investigación sobre comunicación en América Latina. In M. Moragas (Org.), Sociología de la comunicación de masas (pp. 94-119). Gustavo Gili.
Benzer, M. (2011). The sociology of Theodor Adorno. Cambridge University Press.
Bisky, L. (1982). Crítica de la teoria burguesa de la comunicación de masas. De la Torre.
Boltanski, L. (2011). On critique. Polity.
Bourdieu, P. (2019). Curso de sociologia geral (Vol. 1). Siglo 21. (Trabalho original publicado em 1983)
Bukharin, N. (1970). Tratado de materialismo histórico. Livros do Brasil. (Trabalho original publicado em 1922)
Callinicos, A. (2006). The resources of critique. Verso.
Campanella, B. (2012). Os olhos do Grande Irmão. Sulina.
Cirucci, A., & Vacker, B. (2018). Black Mirror and critical media theory. Lexington.
Cook, D. (2018). Adorno, Foucault and the critique of the West. Verso.
Daros, O. (2022). Marxismo cultural e estudos de mídia. UFPR.
Dean, M. (1995). Critical and effective histories. Routledge.
DeFleur, M. L., & DeFleur, M. H. (2022). Mass communication theories. Routledge.
De la Haye, Y. & Miège, B. (1978). Les sciences de la communication. Communication, 2 (3), 7-23.
Dreyfus, H., & Rabinow, P. (1984). Michel Foucault, un parcours philosophique au-delà de l’objectivité et de la subjectivé. Gallimard.
Elias, N. (1980). Introdução à sociologia. Edições 70.
Fay, B. (1987). Critical social science. Cornel University Press.
Ferry, L., & Renaut, A. (1988). Pensamento 68. Ensaio.
Fisher, E. (2009). Review of “Internet and Society”. Journal of Communication, 59 (4), 13-18.
Foucault, M. (1985). Diálogo sobre el poder. Alianza.
Foucault, M., & Léonard, J. (1982). La impossible prisión. Anagrama.
Fuchs, C. (2011). Foundations of critical media and information studies. Routledge.
Fuchs, C. (2022). Foundations of critical theory II. Routledge.
Garnham, N. (1979). Contribution to a political economy of mass-communication. Media, Culture and Society, 1, 123-144.
George, E. (2022). Études en communication et perspectives critiques. In F. Aubin, E. George, & J. Rueff (Orgs.), Perspectives critiques em communication (Vol. 2, pp. 385-418). Presses Universitaires.
Gerbner, G. (1958). On content analysis and critical research in mass communication. Audio Visual Communication Review, 6(2), 85-108.
Gitlin, T. (1978). Media sociology: The dominant paradigm. Theory and Society, 6 (2), 205-232.
Golding, P., Murdock, G. (1978). Theories of communication and theories of society. Communication Research, 5 (3), 339-356.
Golding, P., Murdock, G. (1977). Capitalism, communication and class relations. In J. Curran et al., Mass communication and society (pp. 12-43). Arnold.
Gouldner, A. (1983). Los dos marxismos. Alianza.
Granjon, F. (2015a). Du materialisme como principium d’un agenda de la recherche critique en communication. Questios de Communication, 28, 157-190.
Granjon, F. (2015b). Des fondements materialistes de la critique. Revue Française des Sciences de Information et de la Communication, 6. https://doi.org/10.4000/rfsic.1257
Granjon, F., & George, E. (Orgs.). (2014). Critique, sciences sociales et communication. Marte & Martin.
Habermas, J. (1975). Conhecimento e interesse. In W. Benjamin, M. Horkheimer, T. W. Adorno & J. Habermas, Textos escolhidos (Col. Os Pensadores, pp. 291-302). Abril. (Trabalho original publicado em 1965).
Habermas, J. (1987). Teoria y práxis. Tecnos. (Trabalho original publicado em 1963)
Hardt, H. (1992). Critical communication studies. Routledge.
Harvey, L. (1990). Critical social research. Unwin Hyman.
Holzer, H. (1973). Sociología de la comunicación. Akal.
Honneth, A. (1995). The fragmented world of the social. State University of New York.
Horkheimer, M. (1989). Notes on institute activities. In S. Bronner & D. Kellner (Orgs.), Critical theory and society (pp. 52-57). Routledge. (Trabalho original publicado em 1941)
Horkheimer, M. (1990). Teoria crítica. Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1937)
Hoy, D., & McCarthy, T. (1994). Critical theory. Blackwell.
Illouz, E. (2003).Oprah Winfrey and the Glamour of Misery. Columbia University Presss.
Jenemann, D. (2007). Adorno in America. University of Minnesota Press.
Kellner, D. (1995). Media culture. Routledge.
Kellner, D. (2020). Media culture (2a ed.). Routledge.
Kolakowski, L. (2022). Principais correntes do marxismo. Vide.
Laclau, E., & Mouffe, C. (1989). Hegemonia e estratégia socialista. Paz e Terra.
Lazarsfeld, P. (1941). Remarks on administrative and critical communication research. Studies in Philosophpy and Social Science, 6(1), 119-139.
Lemos, A. (2015). A crítica da crítica essencialista da cibercultura. MATRIZes, 9(1), 29-51. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p29-51
Lent, J. (1995). A different road taken. Westview.
Lent, J. (2014). Key thinkers in critical communication scholarship. Palgrave.
Marcuse, H (1969). An essay on liberation. Beacon Press.
Marcuse, H. (1970). Crítica da tolerância pura. Zahar.
Marcuse, H. (2001). Towards a critical theory of society. Routledge. (Trabalho original publicado em 1970)
Mattelart, A. (1976). Critica a la communication research. In A. Mattelart, M. Piccini & M. Mattelart, Los medios de comunicacion social (pp. 11-22). El Cid.
McAnany, E., Schnitman, J., & Janus, N. (Orgs.). (1981). Communication and social structure. Praeger.
Merquior, J. (1987). O marxismo ocidental. Nova Fronteira.
Mills, W. (1961). La imaginación sociológica. FCE.
Morrow, R. (1994). Critical theory and methodology. Sage.
Murdock, G., Wasco, J. Contested critique – the political career of the political economy. In J. Becker, R. Mansell (Orgs.) (2023), Reflections on the International Association for Media and Communication Research. Palgrave.
Nordenstreng, K. (1968). Communication research in the United States. Gazette, 14(3), 207-216.
Ossandón, C., Salinas, C., & Stange, H. (2019). La impostura crítica. Comunicación Social.
Pietilä, V. (2005). On the highway of mass communication studies. Hampton.
Raetzch, C. (2016). Is data the new cool? Networking Knowledge, 9(5), 1-21.
Rancière, J. (2012). El espectador emancipado. Manantial.
Ricouer, P. (1986). Du text à l’action. Seuil.
Rüdiger, F. (2007). A comunicação no saber pós-moderno. In J. Ferreira (Org.), Cenários, teorias e epistemologias da comunicação (pp. 25-40). E-papers.
Rüdiger, F. (2008). Crítica e reflexividade na cibercultura. MATRIZes, 1(2), 219-225.
Rüdiger, F. (2015). Contra o conexionismo abstrato. MATRIZes, 9(2), 127-142. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p127-142
Rüdiger, F. (2019). Síntese de história da publicística. Insular.
Schiller, D. (1996). Theorizing communication. Oxford University Press.
Serelle, M., & Sena, E. (2019). Crítica e reconhecimento: Lutas identitárias na cultura midiática. MATRIZes, 13(1), 149-167. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p149-167
Simpson, C. (1994). Science of coercion. Oxford University Press.
Slack, J. D., & Allor, M. (1983). The Political and epistemological constituents of critical communication research. Journal of Communication, 33(3), 208-218. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.1983.tb02421.x
Splichal, S. (1989). Critical theory and empirical critique in mass communication research: Some methodological considerations. Annals of the International Communication Association, 12(1), 618-635. https://doi.org/10.1080/23808985.1989.11678739
Splichal, S., & Mance, B. (2018). Paradigm(s) lost? Islands of critical media research in communication journals. Journal of Communication, 68(2), 399-414.
Stahl, T. (2021). Immanent critique. Rowman & Littlefield.
Strydom, P. (2011). Contemporary critical theory and methodology. Routledge.
Thompson, J. (1995). Ideologia e cultura moderna. Vozes.
Trivinho, E. (2001). O mal-estar da teoria. Quartet.
Viana, S. (2013). Rituais de sofrimento. Boitempo.
Walzer, M. (1987). Interpretation and social criticism. Harvard University Press.
Weber, M. (1970). Ciência e política: Duas vocações. Cultrix. (Trabalho original publicado em 1919)
Weber, M. (1973). Ensayos sobre metodología sociológica. Amorrortu.
Wiggershaus, Rolf (1995). The Frankfurt School. MIT Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.