Pesquisar a comunicação: entre o passado e o futuro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i3p143-154Palavras-chave:
Teorias da comunicação, Pluridisciplinaridade, Novas mídias, Políticas culturais e de comunicaçãoResumo
Este artigo analisa os desafios (novos e antigos) dos estudos em comunicação nas últimas décadas diante da rápida transformação do sistema de comunicação e da necessidade de redefinir seu próprio objeto de estudo. Os velhos paradigmas devem ser substituídos por outros capazes de interpretar esses processos. O paradigma de Lasswell está ficando distante. Tudo isso impõe grandes desafios acadêmicos e epistemológicos. Os centros estão se multiplicando, mas também há questionamentos sobre a burocratização e a irrelevância de muitas práticas teóricas. Nosso campo de estudo deve continuar a ser identificado como uma disciplina ou deve ser considerado uma pós-disciplina? Entretanto, as responsabilidades sociais permanecem atuais e até aumentam diante da necessidade de contribuir para o desenvolvimento cultural e para a política democrática nas novas etapas da comunicação.
Downloads
Referências
Beltrán, L. R. (1985). Premisas, objetos y métodos foráneos en la investigación sobre comunicación en Latinoamérica. In M. de Moragas (Ed.), Sociología de la comunicación de masas (pp. 127-171). Gustavo Gili. (Trabajo original publicado en 1976)
Bolaño, C. (2015). ALAIC 2009-2014 y el futuro del pensamiento comunicacional latinoamericano. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 11(21), 230-241.
Caffarel-Serra, C., Lozano, C., Gaitán Moya, J. A., &s Piñuel Raigada, J. L. (2023). Mapcom: Quince años de investigación sobre comunicación en universidades españolas. Comunicación Social.
Fuentes Navarro, R. (2008). El campo académico de la comunicación: 25 años de fermentación. Iteso.
Fuentes Navarro, R. (2016). Cuatro décadas de internacionalización académica en el campo de estudios de la comunicación en América Latina. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 9(2), 8-26.
Marques de Melo, J. (2004), Los tiempos heroicos: Formación de la comunidad latinoamericana de ciencias de la comunicación. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 1(1), 10-21.
Martín-Barbero, J. (1987). De los medios a las mediaciones. Gustavo Gili.
Moles, A. (1967). Sociodynamique de la culture. Mouton.
Moragas, M. (Ed.). (1985). Sociología de la comunicación de masas. Gustavo Gili.
Moragas, M. (2011). Interpretar la comunicación. Gedisa.
Moragas, M. (2022). La comunicación y sus cambios. De los orígenes al móvil. Aldea Global.
Wu, T. (2016). El interruptor principal. Auge y caída de los imperios de la información. FCE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.