Politização e despolitização: abordagem teórico-metodológica para análise de dinâmicas comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p259-280Palavras-chave:
Politização, Despolitização, Análise Multimodal, Comunicação PolíticaResumo
Este artigo desenvolve uma proposta teórico-metodológica para analisar discussões políticas em ambientes digitais e compreender empiricamente os processos de politização/despolitização. A partir de uma operacionalização através da análise de conteúdo multimodal, o quadro analítico articula elementos textuais e visuais, os quais muito frequentemente são tratadas em análises à parte. O estudo fornece um quadro analítico para apreender os processos de politização e despolitização a partir de três dinâmicas interacionais: análise de enquadramento, análise visual e a atuação dos interlocutores. Essa metodologia ajuda a lidar com a complexidade das interações digitais e pode ajudar a entender como esses processos ocorrem simultaneamente.
Downloads
Referências
Asenbaum, H. (2018). Anonymity and democracy: Absence as presence in the public sphere. American Political Science Review, 112(3), 459–472. https://doi.org/10.1017/S0003055418000163
Azevedo, A., & Vimieiro, A. C. (2021). A política despolitizante de Bolsonaro: Uma análise da posição pública do governo na cobertura jornalística sobre a liberação de agrotóxicos. Congresso Compolítica: Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, Belo Horizonte, Brasil.
Baptista, É. A., Hauber, G., & Orlandini, M. (2022). Despolitização e populismo: as estratégias discursivas de Trump e Bolsonaro. Media & Jornalismo, 22(40), 105–119. https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_5
Bates, S., Jenkins, L., & Amery, F. (2014). (De)politicisation and the Father’s Clause parliamentary debates. Policy & Politics, 42(2), 243–258. https://doi.org/10.1332/030557312X656007
Berg-Sørensen, A. (2006). Politicising religions. Political Theory, 34(6), 800–806. https://doi.org/10.1177/0090591706292839
Beveridge, R., Hüesker, F., & Naumann, M. (2014). From post-politics to a politics of possibility? Unravelling the privatization of the Berlin Water Company. Geoforum, 51, 66–74. https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2013.09.021
Burnham, P. (2001). New Labour and the politics of antisocial behaviour. British Journal of Politics and International Relations, 3(2), 127–149. https://doi.org/10.1111/1467-856X.00054
Entman, R. M. (1993). Framing: toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43(4), 51–58. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x
Fawcett, P., Flinders, M. V., Hay, C., & Wood, M. (Eds.) (2017). Anti-politics, depoliticization, and governance. Oxford University Press.
Flinders, M., & Buller, J. (2006). Depoliticisation: Principles, tactics and tools. British Politics, 1(3), 293–318. https://doi.org/10.1057/palgrave.bp.4200016
Goffman, E. (2012). Os quadros da experiência social: Uma perspectiva de análise. Vozes.
Hay, C. (2007). Why we hate politics. Polity Press.
Hay, C. (2014). Depoliticisation as process, governance as practice: What did the ‘first wave’get wrong and do we need a ‘second wave’to put it right? Policy & Politics, 42(2), 293–311. https://doi.org/10.1332/030557314X13959960668217
Highfield, T., & Leaver, T. (2016). Instagrammatics and digital methods: Studying visual social media, from selfies and GIFs to memes and emoji. Communication Research and Practice, 2(1), 47–62. https://doi.org/10.1080/22041451.2016.1155332
Jenkins, L. (2011). The difference genealogy makes: Strategies for politicisation or how to extend capacities for autonomy. Political Studies, 59(1), 156–174. https://doi.org/10.1111/j.1467-9248.2010.00844.x
Karabelnik, M. (2021). Doing visual activism: A practice-based approach to the study of visual social media use by Kia’i Mauna Kea. Procedings of the 54th Hawaii Internacional Conferecen on System Sciences, Hawaii.
Maia, R. C. M. (2009). Atores da sociedade civil e ação coletiva: Relações com a comunicação de massa. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 87–118.
Maia, R. C. M. (2012). Deliberation, the Media, and Political Talk. Hampton Press.
Maia, R. C. M. (2014). Recognition and the media. Palgrave Macmillan.
Maia, R. C. M. (2017). Politicization, new media, and everyday deliberation. In P. Fawcett, M. V. Flinders, C. Hay, & M. Wood (Eds.). Anti-politics, depoliticization, and governance. Oxford University Press.
Maia, R. C. M. (2019). Politicisation and Depoliticisation within the Deliberative System: Assessing interactions and tensions of political communication. Les Enjeux de l’Information et de la Communication, 18/3A(S1), 149–160. https://doi.org/10.3917/enic.hs6.0149
Maia, R. C. M., Rossini, P. G. C., Oliveira, V. V., Oliveira, A. G. (2015). Sobre a importância de examinar diferentes ambientes online em estudos de deliberação. Opinião Pública, 21(2), 490–513. https://doi.org/10.1590/1807-01912015212490
Maia, R. C. M., Silveira, B., Orlandini, M., Hauber, G., Camelo, P., Santa Inês, L., & Choucair, T. (2020). A Teoria do Reconhecimento em tempos de intolerância: retrocesso cultural e politização reativa. In B. Heller, D. Cal, A. P. Rosa (Eds.). Midiatização (in)tolerância e reconhecimento (pp. 109–130). EDUFBA.
Maia, R. C. M., Santa Inês, L., Miola, E., & Marques, G. (2022a). Análise de Conteúdo integrada. In R. Maia (Ed.). Métodos de pesquisa em comunicação política (pp. 81–108). EDUFBA.
Maia, R. C. M., Hauber, G., & Choucair, T. (2023). The deliberative system and inter-connected media in times of uncertainty. Springer Nature.
Maia, R. C. M., Orlandini, M., & Oliveira, B. (2022b). Métodos em plataformas digitais. In R. Maia (Ed.). Métodos de pesquisa em comunicação política (pp. 205–234). EDUFBA.
Mendonça, R. F., Ercan, S. A., & Asenbaum, H. (2022). More than words: A multidimensional approach to deliberative democracy. Political Studies, 70(1), 153–172. https://doi.org/10.1177/003232172095056
Meyer-Sahling, J. (2008). The changing colours of the post-communist state: The politicisation of the senior civil service in Hungary. European Journal of Political Research, 47(1), 1–33. https://doi.org/10.1111/j.1475-6765.2007.00717.x
Rizzoto, C., Belin, L. & Saraiva, A. (2021). Minha foto não te autoriza a nada: Dimensões públicas e privadas na ação narrativa no Instagram em publicações com a hashtag #naoexisteestuproculposo. 30º Encontro Anual da Compós, Belo Horizonte.
Rizzotto, C., Prudencio, K., & Sampaio, R. C. (2017). Tudo normal: A despolitização no enquadramento multimodal da cobertura do impeachment de Dilma Rousseff. Comunicação & Sociedade, 39(3), 111–130. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v39n3p111-130
Rodriguez, L., & Dimitrova, D. V. (2011). The levels of visual framing. Journal of Visual Literacy, 30(1), 48–65.
Van Dijck, J. (2013). The culture of connectivity: A critical history of social media. Oxford University Press.
Wessler, H., Wozniak, A., Hofer, L., & Lück, J. (2016). Global multimodal news frames on climate change: A comparison of five democracies around the world. International Journal of Press/Politics, 21(4), 423–445. https://doi.org/10.1177/194016121666184
Willems, T., & Van Dooren, W. (2016). (De)politicization dynamics in public private partnerships (PPPs): Lessons from a comparison between UK and Flemish PPP policy. Public Management Review, 18(2), 199–220. http://doi.org/10.1080/14719037.2014.969759
Wolf, W. (2018). Das Problem der Narrativität in Literatur, bildender Kunst und Musik: Ein Beitrag zu einer intermedialen Erzähltheorie [2002]. In Selected Essays on Intermediality by Werner Wolf (1992–2014) (pp. 349–438). Brill.
Wood, M. (2016). Politicisation, depoliticisation and anti-politics: Towards a multilevel research agenda. Political Studies Review, 14(4), 521–533. https://doi.org/10.1111/1478-9302.12074
Wood, M., & Flinders, M. (2014). Rethinking depoliticisation: Beyond the governmental. Policy & Politics, 42(2), 151–170. https://doi.org/10.1332/030557312X655909
Wozniak, A., Lück, J., & Wessler, H. (2015). Frames, stories, and images: The advantages of a multimodal approach in comparative media content research on climate change. Environmental Communication, 9(4), 469–490. https://doi.org/10.1080/17524032.2014.981559
Yarchi, M., Baden, C., & Kligler-Vilenchik, N. (2021). Political polarization on the digital sphere: A cross-platform, over-time analysis of interactional, positional, and affective polarization on social media. Political Communication, 38(1–2), 98–139. https://doi.org/10.1080/10584609.2020.1785067
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.