Confinados e antenados: novos circuitos do desenho animado infantil brasileiro após a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p223-242Palabras clave:
produtoras brasileiras, desenho animado, animação, COVID-19, criançasResumen
A proposta do artigo é entender como o desenho animado infantil brasileiro tem se instituído após a pandemia de covid-19. A hipótese é de que, apesar da crise sanitária e do baixo investimento estatal enfrentado no período, o Brasil aumentou seu espraiamento, e isso tem relação com a circulação de desenhos mantida na pandemia. O artigo analisa o fortalecimento do setor ocorrido até 2018, as estratégias que as produtoras desenvolveram na pandemia e faz uma breve análise do contexto pós-pandemia. Foram analisados dados e relatórios de pesquisa, além de entrevistas com profissionais de produtoras brasileiras com projeção internacional. O artigo conclui que a produção brasileira aumentou seu espraiamento durante a pandemia, e isso levou em conta o fortalecimento do mercado de desenhos, a necessidade das exibidoras em ofertarem conteúdos e no escaldo dos problemas enfrentados em outros setores audiovisuais.
Descargas
Referencias
Ancine (2023). Ancine divulga investimentos de mais de R$ 1 bilhão para o setor audiovisual e anuncia novas ações para 2023. Ancine. https://www.gov.br/ancine/pt-br/assuntos/noticias/ancine-divulga-investimentos-de-mais-de-r-1-bilhao-para-o-setor-audiovisual-e-anuncia-novas-acoes-para-2023
Ancine (2024, 7 de maio). Mercado de audiovisual brasileiro. https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/mercado-audiovisual-brasileiro
Beers, L. S. (2021). Pandemia está causando um impacto alarmante sobre as crianças, diz pediatra. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pandemia-esta-causando-um-impacto-alarmante-sobre-as-criancas-diz-pediatra/
Blog Neurológica (s.d.). Efeitos da pandeia no desenvolvimento infantil. Neurológica. https://www.neurologica.com.br/blog/efeitos-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil/
Bortolai, M., Santos, L., Tavares, M., & Pereira, F. (2023). “E se fosse explicado de outra maneira?”: Olhares docentes para o desenho animado e o ensino de Ciências. Cenas Educacionais, 6, e1644, 1–24. https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16446/
Câmara dos Deputados (2021). Uma a cada 4 crianças e adolescentes teve sinais de ansiedade e depressão na pandemia, aponta estudo. Câmara dos Deputados. https://www.camara.leg.br/noticias/774133-uma-a-cada-4-criancas-e-adolescentes-teve-sinais-de-ansiedade-e-depressao-na-pandemia-aponta-estudo/.
Bravi (s.d.). Histórico. Brasil Audiovisual Independente. https://bravi.tv/bravi/historico/
Carter, E. L. (2016). Entering through Porta dos Fundos: The changing landscape of Brazilian television fiction. Television & New Media, 18(5), 410–426. https://doi.org/10.1177/1527476416667822
Carter, E. L. (2020). The new Brazilian mediascape: Television production in the digital streaming age. University Press of Florida.
Congresso em Foco (2019). Petrobras corta patrocínio do Festival de Brasília, do Anima Mundi e outros 11 projetos culturais. Veja lista. Congresso em Foco. https://congressoemfoco.uol.com.br/temas/educacao/petrobras-corta-patrocinio-cultural-de-11-projetos-que-apoiava-historicamente-veja-a-lista
Coronavírus Brasil (2024). Painel coronavírus. Disponível em https://covid.saude.gov.br/
Dugaich, M. (2024). Galinha Pintadinha: Animação infantil está no Top 10 da Netflix há 32 semanas. Terra. https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/galinha-pintadinha-animacao-infantil-esta-no-top-10-da-netflix-ha-32-semanas,97dddf7a3ab8a68e12c3ce42cf382269xzi8agn8.html?utm_source=clipboard
Eisenstein, E., Pfeiffer, L., Gama, M. C., Estefenon, S., & Cavalcanti, S. S. (2019). Manual de orientação #MenosTelas #MaisSaúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria. SBP.
Extra (2020). Por coronavírus, Record TV e SBT anunciam cancelamento de gravações. Globo. https://extra.globo.com/tv-e-lazer/por-coronavirus-record-tv-sbt-anunciam-cancelamento-de-gravacoes-24311149.html
Federação Internacional de Atores (FIA). (2021). Impacto da pandemia da COVID-19 no setor audiovisual e de espetáculos ao vivo nas Américas: Um estudo em oito países. FIA; UNI Global Union; Union to Union.
G1 (2020). Globo interrompe gravações de novelas e séries por conta do agravamento da pandemia. Portal G1. https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/03/23/globo-interrompe-gravacoes-de-novelas-e-series-por-conta-do-agravamento-da-pandemia.ghtml
Gabriel, C. (2019). Como o público salvou o Anima Mundi da extinção. Omelete. https://www.omelete.com.br/filmes/como-o-publico-salvou-o-anima-mundi-da-extincao
Holzbach, A. D. (2022). Galinha Pintadinha runs the world: A made-for-children Brazilian cartoon in the global flow of television content. Television & New Media, 23(8), 840–854. https://doi.org/10.1177/15274764211025611
Iberculturaviva (s.d.). Brasil. Iberculturaviva. https://iberculturaviva.org/brasil/
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2022). Panorama do censo 2022. IBGE. https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/.
InfoMoney Business (2024). Cinema nacional vai dar uma força para UCI contornar efeitos da greve dos roteiristas. InfoMoney. https://www.infomoney.com.br/business/cinema-nacional-vai-dar-uma-forca-para-uci-contornar-efeitos-da-greve-dos-roteiristas
Lobato, R. (2016). The cultural logic of digital intermediaries: YouTube multichannel networks. Convergence, 22(4), 348–360. https://doi.org/10.1177/1354856516641628
Mapeamento da Animação do Brasil (2019). Anima Mundi. https://mapeamentoanimacao.com.br
Meio & Mensagem. (2022). Galinha Pintadinha vira “Galinha Vacinadinha” em campanha. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/galinha-pintadinha-vira-galinha-vacinadinha-em-campanha
Nogrady, B. (2022). How kids’ immune systems can evade COVID. Nature, 588(7838), 382–382. https://doi.org/10.1038/d41586-020-03496-7
Nyko, D, & Zendron, P. (2019). O mercado consumidor de animação no Brasil. BNDES, 25(49), 7–27. https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/17020/3/PRArt_Mercado%20consumidor%20de%20animacao%20no%20Brasil_compl_BD.pdf
O Globo (2020). Los Angeles orienta que produções cinematográficas sejam interrompidas por causa da covid-19. Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/los-angeles-orienta-que-producoes-cinematograficas-sejam-interrompidas-por-causa-da-covid-19-24815717
Piauí (2022). O rombo no orçamento da Cultura. Folha de S.Paulo. https://piaui.folha.uol.com.br/o-rombo-no-orcamento-da-cultura/.
PTI News Agency (2020). When the silver screen went dark: Bollywood counts its losses in year of pandemic. Indian Express. https://indianexpress.com/article/entertainment/bollywood/when-the-silver-screen-went-dark-bollywood-counts-its-losses-in-year-of-pandemic-7124263
Queiroz, A. (2019) Animação brasileira. Entre liberdade de criação e o mercado. Cinémas d`Amerique Latine, 27(1), 82–91. https://doi.org/10.4000/cinelatino.5941
Silva, J. V., Moraes, D. A., & Mello, D. E. (2023). O potencial do vídeo na educação infantil e anos iniciais durante a pandemia da COVID-19. Revista Interacções, 19(66), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.30769
Steemers, J. (2014). Selling television: Addressing transformations in the international distribution of television content. Media Industries Journal, 1(1), 44–49. http://doi.org/10.3998/mij.15031809.0001.109
Thussu, D. K. (2007). Mapping global media flow and contra-flow. In: D. K. Thussu (Ed.). Media on the move: Global flow and contra-flow. Routledge.
Unicef (2020). Crianças e adolescentes estão mais expostos à violência doméstica durante a pandemia. Unicef. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-e-adolescentes-estao-mais-expostos-a-violencia-domestica-durante-pandemia
Vianna, S. (2020). Coronavírus: Disney interrompe produções de A Pequena Sereia e seus próximos filmes. Adorocinema. https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-153519/
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.



















