Visibilidade e espaço público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p7-18Palavras-chave:
Espaço público, globalização, cultura, elite, visibilidade, luxoResumo
Este artigo tem como temática as transformações recentes ocorridas no espaço público. Em particular é trabalhada a questão da visibilidade, traço recorrente no debate contemporâneo. O autor, através de dois exemplos (celebridades e luxo) procura demonstrar a ambiguidade que encerra o conceito de “ser visível”. Se por um lado para as celebridades ele se torna um valor a ser cultivado, por outro, trata-se de um dilema do mundo dos ricos, cujas fronteiras são desenhadas para se separarem das pessoas comuns.
Downloads
Referências
Alberoni, F. (1963). L’Élite Senza Potere. Società Editrice Vita e Pensiero.
Baudrillard, J. (1970). La Société de Consommation. Denoël.
Benjamin, W. (1986). Parigi Capitale del XIX Secolo. Einaudi.
Birtchnell, T., & Caletrio, J. (Eds.) (2014). Elite Mobilities. Routledge.
Boorstin, D. (1961). From Hero to Celebrity: the human pseudo-events. In D. Boorstin (Org.). The Image: or what happened to the American dream. Harper Colophon Books.
Brighenti, A. (2007). Visibility: a category for the Social Sciences. Current Sociology, 55(3), 323–342. https://doi.org/10.1177/0011392107076079
Cole, S., & Cole, J. (1968). Visibility and the structural basis of awareness of scientific research. American Sociological Review, 33(3), 397–413.
Ferris, K. O. (2007). The Sociology of Celebrity. Sociology Compass, 1(1), 371–384. https://doi.org/10.1111/j.1751-9020.2007.00019.x
Habermas, J. (1978). L’Espace Public. Payot.
Harmon, K. (2005). Celebrity Culture: bibliography review. Hedgehog Review, 7(1), 98–106.
Heinich, N. (2011). La culture de la célébrité en France et dans les pays anglophones: Une approche comparative. Revue Française de Sociologie, 53(2), 353–372. https://doi.org/10.3917/rfs.522.0353
Heinich, N. (2012). De la Visibilité : Excellence et singularité en régime médiatique. Gallimard.
Horkheimer, M. (1941). Art and Mass Culture. Zeitschrift für Sozialforschung, 9(2), 290–304. https://doi.org/10.5840/zfs19419227
Ianni, O. (1994). Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, 21(8), 147–163. https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200009
Klapp, O. E. (1949). Hero worship in America. American Sociological Review, 14(1), 53–62. https://doi.org/10.2307/2086446
Lowenthal, L. (1983). The triumph of mass idols. In L. Lowenthal (Ed.). Literature and Mass Culture. Routledge.
Merton, R. K. (1970). Science, Technology and Society in Seventeenth Century England. Howard Fertig.
Morin, E. (1957). Les Stars. Seuil.
Moulin, R. (1978). La genèse de la rarété artistique, Ethnologie Française, 8(2–3), 241–258.
Ortiz, R. (2016). As celebridades como um emblema sociológico. Sociologia e Antropologia, 6(3), 669–697. https://doi.org/10.1590/2238-38752016V635
Ortiz, R. (2019). O Universo do Luxo. Alameda.
Ortiz, R. (2023). Visibilidade/Invisibilidade: anotações sobre o luxo. In R. Ortiz, M. Michetti & M. N. Netto (Eds.), Distinção e Globalização. Fino Traço.
Ortiz, R. (2025). Influência. Alameda.
Rojek, C. (2011). Celebrity. Reaktion Books.
Veblen, T. (1953). The Theory of Leisure Class. New American Library.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.