Visibilidade e espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i1p7-18

Palavras-chave:

Espaço público, globalização, cultura, elite, visibilidade, luxo

Resumo

Este artigo tem como temática as transformações recentes ocorridas no espaço público. Em particular é trabalhada a questão da visibilidade, traço recorrente no debate contemporâneo. O autor, através de dois exemplos (celebridades e luxo) procura demonstrar a ambiguidade que encerra o conceito de “ser visível”. Se por um lado para as celebridades ele se torna um valor a ser cultivado, por outro, trata-se de um dilema do mundo dos ricos, cujas fronteiras são desenhadas para se separarem das pessoas comuns.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Ortiz, Universidade Estadual de Campinas

    Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Referências

Alberoni, F. (1963). L’Élite Senza Potere. Società Editrice Vita e Pensiero.

Baudrillard, J. (1970). La Société de Consommation. Denoël.

Benjamin, W. (1986). Parigi Capitale del XIX Secolo. Einaudi.

Birtchnell, T., & Caletrio, J. (Eds.) (2014). Elite Mobilities. Routledge.

Boorstin, D. (1961). From Hero to Celebrity: the human pseudo-events. In D. Boorstin (Org.). The Image: or what happened to the American dream. Harper Colophon Books.

Brighenti, A. (2007). Visibility: a category for the Social Sciences. Current Sociology, 55(3), 323–342. https://doi.org/10.1177/0011392107076079

Cole, S., & Cole, J. (1968). Visibility and the structural basis of awareness of scientific research. American Sociological Review, 33(3), 397–413.

Ferris, K. O. (2007). The Sociology of Celebrity. Sociology Compass, 1(1), 371–384. https://doi.org/10.1111/j.1751-9020.2007.00019.x

Habermas, J. (1978). L’Espace Public. Payot.

Harmon, K. (2005). Celebrity Culture: bibliography review. Hedgehog Review, 7(1), 98–106.

Heinich, N. (2011). La culture de la célébrité en France et dans les pays anglophones: Une approche comparative. Revue Française de Sociologie, 53(2), 353–372. https://doi.org/10.3917/rfs.522.0353

Heinich, N. (2012). De la Visibilité : Excellence et singularité en régime médiatique. Gallimard.

Horkheimer, M. (1941). Art and Mass Culture. Zeitschrift für Sozialforschung, 9(2), 290–304. https://doi.org/10.5840/zfs19419227

Ianni, O. (1994). Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, 21(8), 147–163. https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200009

Klapp, O. E. (1949). Hero worship in America. American Sociological Review, 14(1), 53–62. https://doi.org/10.2307/2086446

Lowenthal, L. (1983). The triumph of mass idols. In L. Lowenthal (Ed.). Literature and Mass Culture. Routledge.

Merton, R. K. (1970). Science, Technology and Society in Seventeenth Century England. Howard Fertig.

Morin, E. (1957). Les Stars. Seuil.

Moulin, R. (1978). La genèse de la rarété artistique, Ethnologie Française, 8(2–3), 241–258.

Ortiz, R. (2016). As celebridades como um emblema sociológico. Sociologia e Antropologia, 6(3), 669–697. https://doi.org/10.1590/2238-38752016V635

Ortiz, R. (2019). O Universo do Luxo. Alameda.

Ortiz, R. (2023). Visibilidade/Invisibilidade: anotações sobre o luxo. In R. Ortiz, M. Michetti & M. N. Netto (Eds.), Distinção e Globalização. Fino Traço.

Ortiz, R. (2025). Influência. Alameda.

Rojek, C. (2011). Celebrity. Reaktion Books.

Veblen, T. (1953). The Theory of Leisure Class. New American Library.

Publicado

2025-06-17

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar