Ensaios sobre o abismo: política do olhar, violência, tecnopolítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p7-37Palavras-chave:
Estudos socioculturais, política do olhar, violência, tecnopolítica, análise sociodigitalResumo
O ensaio incorpora três grandes áreas de transformações que têm abalado o cenário contemporâneo: a deterioração institucional, a detonação do(s) pacto(s) social(is) e a exaustão dos ecossistemas, tanto biológicos quanto sociopolíticos. O objetivo é pensar sobre os impactos dessas transformações em nossas mentalidades e abordar o trabalho crítico envolvido na produção de conhecimento sobre o mundo. Este ensaio traz a questão da imaginação metodológica para o centro da discussão, em uma tentativa de iluminar uma área que muitas vezes é opaca no trabalho acadêmico. Três dimensões que marcaram o trabalho de Rossana Reguillo como pesquisadora e pensadora sobre o mundo moderno são abordadas, aprofundando a compreensão da produção social de significado e da dinâmica do poder.
Downloads
Referências
Adorno, T. (1984). Teoria estética. Hyspamérica.
Alcazan et al. (2012). Tecnopolítica, internet y r-evoluciones sobre la centralidad de redes digitales en el #15M. Barcelona: Icaria Editorial.
Barabási, A-L. (2012). Network science. Cambridge: Perseus.
Barthes, R. (1964). Rhétorique de l’image. Communications, (4), 40–51. https://doi.org/10.3406/comm.1964.1027
Barthes, R. (1989). Lá cámara lúcida: Nota sobre la fotografía. Paidos Comunicación.
Bourdieu, P. (2002). Campo de poder, campo intelectual. Montressor.
Castells, M. (2009). Communication power. Oxford University Press.
Castells, M. (2009), Comunición y poder. In: La comunicación en la era digital. Alianza Editorial.
Critchley, S. (2010). La demanda infinita: La ética del compromiso y la política de la resistencia. Marbot.
Latour, B. (2008). Reensamblar lo social: Una introducción a la teoría del actor-red. Manantial.
Díaz Alvarez, E. (2021). La palabra que aparece: El testimonio como acto de sobrevivencia. Anagrama.
Didi-Huberman, G. (2016). ¡Qué emoción! ¿Qué emoción? Capital Intelectual.
Foucault, M. (2009). Vigilar y castigar: El nacimiento de la prisión. Siglo XXI.
García Canclini, N. (2010). La sociedad sin relato: Antropología y estética de la inminencia. Katz.
Magoulas, R. B. L. (2009). Introduction to Big Data. Release 2.0, 11.
O’Reilly, T. (2007). What is web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software. Communications & Strategies, 1, 17–37. http://papers.ssrn.com/sol3/Papers.cfm?abstract_id=1008839
Reguillo, R. (2005). Horizontes fragmentados: El desorden global y sus figuras. ITESO.
Reguillo, R. (2011). La narcomáquina y el trabajo de la violencia: apuntes para su decodificación. E-misférica, 8.2. https://hemi.nyu.edu/hemi/es/e-misferica-82
Reguillo, R. (2012). De las violencias: Caligrafía y gramáticas del horror. Revista Desacatos, 40, 33–46. https://www.scielo.org.mx/pdf/desacatos/n40/n40a3.pdf
Reguillo, R. (2021). Necromáquina: Cuando morir no es suficiente. Ned Ediciones.
Rogers, R. (2004). Information politics on the web. MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/3770.001.0001
Toret, J. (Coord.) (2013). Tecnopolítica y 15M: La potencia de las multitudes conectadas. UOC.
Vallejos Izquierdo, A. F. (2012). Presentación. «El debate entre Gabriel Tarde y Émile Durkheim». EMPIRIA, 23, 163–199. https://doi.org/10.5944/empiria.23.2012.834
Spinoza, B. (1977). Ética y Tratado teológico político. Porrúa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.




















