Telenovela brasileira e Brasil Profundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p39-55

Palabras clave:

Telenovela, Brasil Profundo, Sertão-Mar, hibridização

Resumen

Pelo menos desde a década de 1990, venho trabalhando progressivamente na construção epistemológico-empírica de uma nova concepção de telenovela e, mais amplamente, de ficção televisiva, através dos conceitos narrativa da nação (Lopes, 2003) e recurso comunicativo (Lopes, 2009). Acrescento agora um terceiro conceito — Brasil profundo, uma noção ainda em desenvolvimento. Presente em relatos de viajantes e descobridores, em crônicas e narrativas, nele se forjaram as categorias sertão e litoral, que remetem a contrastes entre os espaços rural e urbano e que acabaram sendo apropriadas pelos meios de comunicação, pelo livro, pelo cinema e, depois, pela televisão. No entanto queremos avançar uma proposta mais atual de Brasil Profundo, que afirma mais a hibridização sertão/litoral do que sua oposição ou complementaridade. Para isso, faremos uma abordagem da temática, seguida de uma análise empírica em imagens de filmes do Cinema Novo e em três ficções televisivas de 2023: a série Cangaço novo (Prime/O2), as telenovelas Terra e paixão (TV Globo) e Vai na fé (TV Globo).  

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professora Titular Sênior da ECA-USP. Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN ECAUSP).

Referencias

Anderson, B. (1991). Imagined communities: Reflections on the origins and spread of nationalism. Verso.

Baccega, M. A. (2011). Reflexões sobre telenovela: O âmbito do ficcional como desenho do cenário das práticas de consumo. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/r6-1587-1.pdf

Bhabha, H. (2013). Nations and narrations. Routledge.

Bentes, I. (2013). Derivas desterritorializantes: Rural, urbano, global. In H. Starling & A. Borges (Orgs.), Imaginação da terra: Memória e utopia no cinema brasileiro. Editora UFMG.

Braudel, F. (1969). História e ciências sociais: A longa duração. Presença.

Buonanno, M. (2004). La qualità della fiction: Dal prodotto all’ambiente produttivo. In M. Buonanno (Org.), Realtà multiple: Concetti, generi e audience della fiction tv. Liguori.

Connell, R. W., & Messerschmidt, J. W. (2013). Masculinidade hegemônica: Repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, 21(1), 241–282. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014

Cunha, E. (2020). Os sertões. Principis. (Obra original publicada em 1902).

Ferro, M. (1992). Cinema e história. Paz e Terra.

García Canclini, N. (1995). Consumidores e cidadãos. Editora UFRJ.

Han, B.-C. (2023). La crisis de la narración. Herder Editorial.

Lopes, M. I. V. (2009). Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 3(1), 21–47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47

Lopes, M. I. V. (2003). Telenovela brasileira: Uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, (26), 17–34. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i26p17-34

Martín-Barbero, J. (2001). Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Editora UFRJ.

Oliveira, R. (2002). Euclides da Cunha, Os Sertões e a invenção de um Brasil profundo. Revista Brasileira de História, 22(44), 511–537. https://doi.org/10.1590/S0102-01882002000200012

Queiroz, J. A. S. (2019). Imagens de um Brasil profundo. [Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30036

Xavier, I. (2001). Cinema moderno brasileiro. Paz & Terra.

Publicado

2025-08-31

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Lopes, M. I. V. de . (2025). Telenovela brasileira e Brasil Profundo. MATRIZes, 19(2), 39-55. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p39-55