Telenovela brasileira e Brasil Profundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i2p39-55Palabras clave:
Telenovela, Brasil Profundo, Sertão-Mar, hibridizaçãoResumen
Pelo menos desde a década de 1990, venho trabalhando progressivamente na construção epistemológico-empírica de uma nova concepção de telenovela e, mais amplamente, de ficção televisiva, através dos conceitos narrativa da nação (Lopes, 2003) e recurso comunicativo (Lopes, 2009). Acrescento agora um terceiro conceito — Brasil profundo, uma noção ainda em desenvolvimento. Presente em relatos de viajantes e descobridores, em crônicas e narrativas, nele se forjaram as categorias sertão e litoral, que remetem a contrastes entre os espaços rural e urbano e que acabaram sendo apropriadas pelos meios de comunicação, pelo livro, pelo cinema e, depois, pela televisão. No entanto queremos avançar uma proposta mais atual de Brasil Profundo, que afirma mais a hibridização sertão/litoral do que sua oposição ou complementaridade. Para isso, faremos uma abordagem da temática, seguida de uma análise empírica em imagens de filmes do Cinema Novo e em três ficções televisivas de 2023: a série Cangaço novo (Prime/O2), as telenovelas Terra e paixão (TV Globo) e Vai na fé (TV Globo).
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