Etnomídia indígena: uma voz coletiva para amplificar ações na história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i3p191-202

Palavras-chave:

Etnomídia, povos indígenas, comunicação indígena, descolonização

Resumo

A etnomídia indígena objetiva resgatar e amplificar vozes dos povos indígenas do Brasil, no combate à silenciamentos e estereótipos. Permite que tais sujeitos elaborem e veiculem suas próprias narrativas, descolonizando a comunicação, ao conectar tradições à modernidade. Através de multimeios, a etnomídia fortalece identidades, preserva conhecimentos e promove o diálogo e a escuta entre culturas. A Rádio Yandê e diversos coletivos audiovisuais demonstram esse poder transformador da comunicação indígena. Portanto, etnomídia trata de (re)existir e inspirar, garantindo que histórias sejam contadas pelos verdadeiros protagonistas e reconhecendo a contribuição inestimável dos povos indígenas para o Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anápuàka Muniz Tupinambá Hãhãhãe, Faculdade Católica Paulista

    Estudante de Jornalismo da Faculdade Católica Paulista, etnocomunicador, fundador e produtor executivo da Rádio Yandê, Casa Yandê, Prêmio da Música Indígena Contemporânea + Yby Festival, Yby MANI, especialista em HiperMuseus, RedSkin Money. 

Referências

Carneiro, R. G. (2019). Sujeitos comunicacionais indígenas e processos etnocomunicacionais: A etnomídia cidadã da Rádio Yandê [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Unisinos.

Escosteguy, A. C. D. (2010). Cartografias dos estudos culturais: Uma versão latino-americana (ed. on-line). Autêntica.

Graúna, G. (2013). Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Mazza Edições.

Hall, S. (2003). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Editora UFMG.

Maldonado, E., Bonin, J. A., & Rosário, N. M. (Orgs.). (2013). Perspectivas metodológicas em comunicação: Novos desafios na prática investigativa. Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.

Maldonado Rivera, C. (2018). De-colonialidad en la era tecnomediática: Intersecciones teóricas, contextos y procesos de comunicación. Ediciones CIESPAL.

Munduruku, D. (2001). Meu avô Apolinário: Um mergulho no rio da (minha) memória. Peirópolis.

Poutignat, P., & Streiff-Fenart, J. (2011). Teorias da etnicidade: Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Editora Unesp.

Santos, M. (2002). O país distorcido: O Brasil, a globalização e a cidadania. Publifolha.

Smith, L. T. (2018). Descolonizando metodologias: Pesquisa e povos indígenas. Editora UFPR.

Sodré, M. (2017). Pensar nagô. Vozes.

Sousa Santos, B. (2011). Epistemologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana, 16(54), 17–39.

Publicado

2025-12-22

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Tupinambá Hãhãhãe, A. . M. (2025). Etnomídia indígena: uma voz coletiva para amplificar ações na história. MATRIZes, 19(3), 191-202. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i3p191-202