O futuro é um remake: Traduções de mundos na obra de Denilson Baniwa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i3p205-213

Resumo

Numa conversa realizada remotamente, Denilson fala sobre como considera-se um xamã a partir da sua experiência de traduzir o mundo Baniwa para os brancos — acessando a arte e o mundo brancos, mas sem se tornar definitivamente um de nós —, ocupando justamente o lugar do entre. Desempenha o papel de diplomata e mediador, enfrentando as potências e os perigos, as dores e as delícias dessa tarefa — assim como um xamã, comunicando mundos. Ele também se considera um hacker da arte, ressignificando uma certa ideia de hacker adquirida nos seus estudos em Ciência da Computação, ainda no estado do Amazonas, em Manaus, experiência marcante das suas obras, comumente construídas a partir de intervenções em imagens da colonização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro José Medeiros Laia, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutorando pela Università di Roma La Sapienza, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos e do grupo Emergências: coletivo de pesquisa, extensão e ativismo em comunicação.

  • Lara Linhalis Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutoranda pelo Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membra do Centro Internacional de Pesquisa Atopos e do grupo Emergências: coletivo de pesquisa, extensão e ativismo em comunicação. 

Referências

Serva, L. (2001). Jornalismo e desinformação. Senac.

Publicado

2025-12-22

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

José Medeiros Laia, E. ., & Linhalis Guimarães, L. . (2025). O futuro é um remake: Traduções de mundos na obra de Denilson Baniwa. MATRIZes, 19(3), 205-213. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v19i3p205-213