Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa

Autores

  • Daniel Mato Universidad Central de Venezuela

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191

Palavras-chave:

industrias culturales, consumo cultural, crítica, teoría, método.

Resumo

Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Mato, Universidad Central de Venezuela
    Professor da Universidad Central de Venezuela (UCV).

Publicado

2008-04-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Mato, D. (2008). Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa. MATRIZes, 1(2), 173-191. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191