Telenovela como recurso comunicativo

Autores

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47

Palavras-chave:

telenovela brasileira, narrativa da nação, recurso comunicativo, fórum de debates, imaginação melodramática

Resumo

O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Escola de Comunicações e Artes
    Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Seus estudos versam sobre Epistemologia da Comunicação, Estudos de Recepção e Ficção Televisiva. Coordena o Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (OBITEL).

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Lopes, M. I. V. de. (2011). Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 3(1), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47