Telenovela como recurso comunicativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47Palavras-chave:
telenovela brasileira, narrativa da nação, recurso comunicativo, fórum de debates, imaginação melodramáticaResumo
O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição.Downloads
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Publicado
2011-12-15
Edição
Seção
Dossiê
Licença
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Como Citar
Lopes, M. I. V. de. (2011). Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 3(1), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47