Jornalismo, convergência e formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215Palavras-chave:
Jornalismo, convergência, revista, leitor, competências de leituraResumo
Este texto discute a formação de competências de leitura no processo de convergência dos suportes impresso e digital. Analisamos como a revista impressa fornece, ao leitor, as habilidades requeridas para exploração dos recursos digitais. Tomamos como objeto empírico o “Guia da Copa 2010 Veja”, mostrando como o digital é associado ao material publicado no suporte papel e que tipo de leitor o jornalismo deseja formar e fidelizar. Consideramos, para este debate, os conceitos de leitor imaginário e dos movimentos de treinamento de leitura.Downloads
Publicado
2011-12-15
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Benetti, M., & Storch, L. S. (2011). Jornalismo, convergência e formação do leitor. MATRIZes, 4(2), 205-215. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215