Os Estudos Culturais e a urgência por interdisciplinaridade: cedo, e não tarde, vamos precisar de uma Ciência da Cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p11-44Palavras-chave:
Estudos Culturais, comunicação, cultura, Ciência da Cultura, interdisciplinaridadeResumo
A maior parte da criatividade no universo digital passa despercebida nas políticas e práticas da indústria e não é levada em conta nas estratégias culturais ou econômicas das indústrias criativas. É preciso encontrar formas para catalisar essa produtividade criativa, mostrando como as inovações do usuário podem contribuir para a aprendizagem social e o progresso econômico e cultural. Para isso, é preciso saber o que é um sistema aberto criativo e inovador e como ele funciona. Com base nesse diagnóstico, o autor defende a tese de que a interdisciplinaridade é urgente e há também a necessidade de uma Ciência da Cultura; o que está em jogo é uma estratégia de desenvolvimento integrado para a inovação emergente nos níveis da complexidade, produtividade e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.