Comunicação:um campo em apuros teóricos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p11-27Palavras-chave:
teoria da comunicação, epistemologia, campo científico, paradigmaResumo
O presente artigo discute as dificuldades teóricas da constituição do campo da Comunicação, destacando que o paradigma dos efeitos ainda é o fundamento da maioria das pesquisas acadêmicas. Discutindo as contribuições da Escola de Chicago, da mass communication research, de Marshall McLuhan e da Escola de Frankfurt, entre outros, o texto defende que o prestígio de uma ciência social não se deve exclusivamente à objetividade do conhecimento por ela gerado, mas à sua produção de valor social, cultural e político. Com a publicação deste artigo, MATRIZes se agrega ao conjunto das várias comemorações pelos 70 anos de idade de Muniz Sodré.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2012-06-13
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Sodré, M. (2012). Comunicação:um campo em apuros teóricos. MATRIZes, 5(2), 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p11-27