A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211Palavras-chave:
Educação, disciplina, redes, corpo e subjetividadeResumo
Este ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2012-06-13
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Sibilia, P. (2012). A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?. MATRIZes, 5(2), 195-211. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211