Um olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famílias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p77-96Palavras-chave:
recepção, marcas, práticas de consumo, vínculos de sentidos, alimentaçãoResumo
Este artigo apresenta reflexões que constituem parte do desenvolvimento da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo foi verificar pelas práticas discursivas de três familias paulistanas, aspectos da produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas de alimentos nas práticas culturais de consumo cotidianas. A partir da análise do discurso crítica (ADC), buscamos confrontar os discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias investigadas, como modo de compreender as questões dos fluxos da recepção marcária-consumo do fenômeno em estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.