Tertium datur. Introdução a uma teoria negativa dos media
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p207-222Palavras-chave:
teoria dos media, filosofia da linguagem, filosofia da comunicação, medialidade, epistemologia.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais de uma teoria negativa dos media e sua abordagem metodológica. A partir desta perspectiva teórica, o medium é exposto em seu paradoxo. A sua marca é sua impenetrabilidade estrutural, porque os media possuem a peculiaridade de esconder a sua medialidade na medida em que se esforçam para produzir, representar ou mediar alguma coisa. No instante em que faz algo aparecer, o medium sofre a perda da sua própria aparição. Sua presença tem o formato de uma ausência. Como princípio de uma teoria negativa dos media dá-se então que a estrutura do medial não pode ser co-mediatizada – ela se mostra. Portanto, todo esforço de uma teoria negativa dos media se baseia em arriscar o impossível para de alguma forma extrair tal mostrar-se das próprias mediatizações e tornar o medial visível nele mesmo como medial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.