Diversidade em convergência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p15-33Palavras-chave:
Diversidade, interculturalidade, convergência digital, globalização, sustentabilidade culturalResumo
O artigo defende que a sobrevivência da diversidade ocorre hoje por meio de uma institucionalidade mundial que envolve a cultura, capaz de interpelar os organismos globais. Afirma a necessidade de escapar do determinismo tecnológico e do pessimismo cultural, de modo a pensar não apenas na perversidade da globalização, mas em suas possibilidades. Ao concretizar uma ideia de unificação planetária, a globalização apoia-se na técnica, da qual resulta uma revolução nas comunicações, com o mesmo teor contraditório: fonte de desigualdades entre setores sociais, culturas e países, mas também capaz de potencializar a associação, a participação democrática e a defesa de direitos sociopolíticos e culturais, ativando uma expressiva criatividade, marcada por um modelo de comunicabilidade em rede, interativo e conectivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.