Da remediação à premediação: ou de como a sensação de imediatismo da sociedade digital dos anos 1990 evoluiu para um clima de contínua antecipação do futuro no século XXI
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p163-172Résumé
Richard Grusin é um dos mais conhecidos e pioneiros pesquisadores na área de estudos de mídia. Seu trabalho está vinculado aos aspectos históricos, teóricos e estéticos das tecnologias midiáticas. Junto com Jay David Bolter foi o autor de Remediation: Understanding New Media (MIT, 1999) que delineia a genealogia das novas mídias a partir da contraditória lógica visual que sustenta as mídias digitais contemporâneas; Remediation possui uma importante conexão com o quarto livro de Grusin, Premediation: Affect and Mediality After 9/11 (Palgrave, 2010), no qual argumenta que numa era de elevada securitização, a sociedade em rede nos Estados Unidos e a mídia global buscam pré-mediar as percepções coletivas de antecipação e conectividade de forma a perpetuar baixos níveis de apreensão e medo. A riqueza de suas análises está na conexão entre a nossa vida cotidiana e a real com as ambiências digitais que permeiam nossa sociedade. Richard Grusin visitou recentemente diversas Universidades e grupos de pesquisa brasileiros para uma série de conferencias e aulas focadas no lado escuro da sociedade digital e nos conceitos de premediação.
Téléchargements
Références
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.



















