Automatização do descarregamento de contêineres em navios cargueiros de grande porte e segmentação de posicionamento baseada em cores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2025.231503Palabras clave:
Automação, Controle, Navios, Descarregamento, ContainerResumen
Este trabalho propõe, no contexto de Sistemas a Eventos Discretos (SED), um método de automação e controle para o descarregamento de navios cargueiros de grande porte, incluindo a segmentação espacial de contêineres de diferentes marcas, aproximada por cores distintas. O processo atual depende fortemente de operadores humanos, o que representa vulnerabilidade devido a fatores como fadiga e desatenção, além de reduzir a eficiência operacional. A automação visa mitigar esses riscos e otimizar o tempo de operação, diminuindo a ociosidade dos navios e o tempo de espera para atracação. O controle foi modelado com 39 sinais, sendo 30 de entrada, seguindo a metodologia da disciplina PMR3305: definição da arquitetura física e modelo estrutural, modelagem comportamental via PFS e Redes de Petri, validação no PIPE 4.3 e conversão para Ladder Diagram (LD) por isomorfismo. Conclui-se que a implementação de sistemas automatizados de descarregamento é viável e pode aumentar a segurança, a organização e a eficiência das operações portuárias em larga escala.
Descargas
Referencias
Franchi, C. M.; Camargo, V. L. A. Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos. 1. edição, São Paulo, Érica, 2008.
Cardoso, J.; Valette, R. Redes de Petri. Florianópolis, Editora da UFSC, 1997.
Miyagi, P.E. Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. São Paulo, Ed. Edgard Blücher, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mateus Matzkin Gurza, Thiago Daquino Velasquez, Thiago Rosa Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.