Modelagem de fluxo aeroportuário por meio de sistemas a eventos discretos

Autores

  • Edilson Elias Barbosa Guedes Dias Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Flávio Silva Ferro Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Giovanni Cangiano Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2024.231875

Palavras-chave:

Ladder, Sistemas aeroportuários, Metodologia PFS/RdP, Rede de Petri

Resumo

O desempenho de sistemas aeroportuários tornou-se cada vez mais impactante em um mundo globalizado. A gestão eficiente do fluxo de aeronaves em aeroportos é de extrema importância, especialmente do ponto de vista financeiro, e, portanto, exige que as operações sejam realizadas da maneira mais rápida possível para aumentar a produtividade das aeronaves. Para alcançar esse objetivo, é essencial compreender o funcionamento dessas operações. Com esse intuito, foi modelado um sistema aeroportuário simplificado, considerando uma única pista para pousos e decolagens, taxiways para chegada e partida, um pátio com capacidade para seis aeronaves, além de serviços de solo realizados após o estacionamento. Para essa modelagem, utilizou-se a abordagem Production Flow Schema (PFS) e redes de Petri, caracterizando o sistema como um modelo a eventos discretos. Essa abordagem também possibilitou a programação de um controlador lógico utilizando a linguagem Ladder Diagram (LD). O modelo desenvolvido mostrou-se robusto e facilmente adaptável, permitindo o estudo de casos específicos de aeroportos, visando a compreensão detalhada de seu funcionamento e a identificação de possíveis pontos de otimização, além de facilitar a automação dos processos.

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Referências

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, E. E. B. G., Ferro, F. S. ., & Cangiano, G. (2024). Modelagem de fluxo aeroportuário por meio de sistemas a eventos discretos. Mecatrone, 7(1), 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2024.231875