Modelagem de fluxo aeroportuário por meio de sistemas a eventos discretos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2024.231875Palavras-chave:
Ladder, Sistemas aeroportuários, Metodologia PFS/RdP, Rede de PetriResumo
O desempenho de sistemas aeroportuários tornou-se cada vez mais impactante em um mundo globalizado. A gestão eficiente do fluxo de aeronaves em aeroportos é de extrema importância, especialmente do ponto de vista financeiro, e, portanto, exige que as operações sejam realizadas da maneira mais rápida possível para aumentar a produtividade das aeronaves. Para alcançar esse objetivo, é essencial compreender o funcionamento dessas operações. Com esse intuito, foi modelado um sistema aeroportuário simplificado, considerando uma única pista para pousos e decolagens, taxiways para chegada e partida, um pátio com capacidade para seis aeronaves, além de serviços de solo realizados após o estacionamento. Para essa modelagem, utilizou-se a abordagem Production Flow Schema (PFS) e redes de Petri, caracterizando o sistema como um modelo a eventos discretos. Essa abordagem também possibilitou a programação de um controlador lógico utilizando a linguagem Ladder Diagram (LD). O modelo desenvolvido mostrou-se robusto e facilmente adaptável, permitindo o estudo de casos específicos de aeroportos, visando a compreensão detalhada de seu funcionamento e a identificação de possíveis pontos de otimização, além de facilitar a automação dos processos.
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Referências
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