Modelagem e controle de interações entre pedestre e ciclista em espaços compartilhados usando a metodologia PFS/RdP (Production Flow Schema)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2025.231937Palabras clave:
Controle, Modelagem, Rede de Petri, Sistemas a Eventos Discreto, Sinalização, Semáforo, Process Flow SchemaResumen
Esse artigo irá abordar as interações entre os trajetos de pedestres e ciclistas em uma praça. Dessa maneira, o problema a ser resolvido está em como os ciclistas e pedestres devem transitar pela praça sem que haja conflitos entre eles e de que maneira os seus trajetos podem ser otimizados a partir do tamanho da praça. A abordagem adotada foi de modelar o sistema em dois casos distintos, um sem conflito entre os entes, portanto sem controle, e outro com interaçao entre os elementos e o modelo de controle. O sistema foi simplificado em 4 entradas e 6 saídas e sua modelagem foi feita usando a rede de petri (RdP) seguindo o passo a passo da metodologia PFS/RdP. A validação do modelo será através da simulação da RdP usando o software Pipe. Para a programação do CLP.
Descargas
Referencias
ALSALAH, Rushdi; SAYED, Tarek. Modeling pedestrian-cyclist interactions in shared space using inverse reinforcement learning. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 70, p. 37-57, 2020. DOI: 10.1016/j.trf.2020.02.007.
CARDOSO, Janette; VALETTE, Robert. Redes de Petri. Florianópolis, Sc: Ed. Da Ufsc, 1997.
CURY, José. Teoria de Controle Supervis´orio de Sistemas a Eventos Discretos, Canela, Rs: Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Automa¸c˜ao e Sistemas , 2001
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vinicius Santos Farina, Augusto Campos, Henrique Zenga Carrenho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.