Avaliação da Resiliência de Cadeias Logísticas de Alimentos na Pandemia de COVID-19 usando Modelagem a Eventos Discretos

Autores/as

  • Caic Hein Fernandes Maciel Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Gabriel Cordeiro Caram Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Gustavo Loiola dos Santos Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2025.232333

Palabras clave:

Sistemas a Eventos Discretos, Redes de Petri, Automação, Cadeias de Suprimentos, Pandemia COVID-19

Resumen

A pandemia de COVID-19 impactou de forma significativa as cadeias de suprimentos (SC) em escala global, modificando padrões de compra de alimentos, intensificando o uso de serviços digitais e afetando processos logísticos e de distribuição devido à escassez de força de trabalho, interrupções no transporte e novas exigências de segurança e higiene. Os efeitos adversos desse cenário foram analisados e simulados no estudo “Food Retail Supply Chain Resilience and the COVID-19 Pandemic: A Digital Twin-Based Impact Analysis and Improvement Directions” (BURGOS; IVANOV, 2021), que fundamenta a presente pesquisa. Neste trabalho, utiliza-se a Simulação a Eventos Discretos, com modelagem em Redes de Petri, para estruturar um sistema de controle aplicado às cadeias de suprimentos. Através dessa abordagem, busca-se evidenciar como diferentes cenários decorrentes da pandemia influenciam os sinais de controle e o comportamento do modelo, permitindo uma avaliação mais aprofundada da resiliência das cadeias logísticas alimentares.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caic Hein Fernandes Maciel, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Estudante de Engenharia Mecatrônica do 6o Semestre na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; participação em projeto voltado à análise de interferência de risers em plataformas de petróleo offshore.

  • Gabriel Cordeiro Caram, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Estudante de Engenharia Mecatrônica do 6o Semestre na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; participante do projeto Twinscie para desenvolvimento de um Digital Twin para plataformas de petróleo da Petrobras.

  • Gustavo Loiola dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Estudante de Engenharia Mecatrônica do 6º Semestre na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Coordenador de Projetos do Núcleo de Análise e Inteligência de Dados no grupo de extensão Poli Júnior; participação no projeto de pesquisa ETIC de Desenvolvimento de Modelos de Previsão para os Mercados de Hidrogênio e Amônia.

Referencias

BURGOS, D.; IVANOV, D. Food retail supply chain resilience and the covid-19 pandemic: A digital twin-based impact analysis and improvement directions. Berlin School of Economics and Law, Berlin, Germany, 2021. Department of Business and Economics Supply Chain and Operations Management Group.

MIYAGI, P. Controle Programável: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. 260 p.

Universidade de São Paulo. A norma IEC 61131. 2011. Acesso em: 01 dez. 2024. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1881421/mod_resource/content/0/Aula2_1131.pdf>.

Publicado

2025-11-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Maciel, C. H. F., Caram, G. C., & Santos, G. L. dos. (2025). Avaliação da Resiliência de Cadeias Logísticas de Alimentos na Pandemia de COVID-19 usando Modelagem a Eventos Discretos. Mecatrone, 8(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2025.232333