Orientações gerais para os Dossiês das 8as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
1 - Todos os trabalhos enviados para publicação serão primeiramente avaliados pelos Organizadores das 8as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos quanto a sua pertinência em relação ao evento, verificando dados do trabalho, autoria, apresentação efetiva e modalidade de apresentação (remota ou presencial). Após essa avaliação preliminar, serão submetidos ao julgamento de avaliadores especialmente selecionados, tanto componentes do Conselho Editorial da revista 9ª Arte como membros do Comissão Científica e avaliadores externos, de reconhecida competência nos assuntos dos artigos ou matériais propostos, que poderão aprovar o trabalho da forma original, sugerir modificações ou manifestar-se sobre sua inadequação para o dossiê/revista. A avaliação de artigos segue o processo de blind review. Cada texto é enviado sem identificação a um parecerista, que poderá recomendar sua aprovação, aprovação mediante modificações ou não aprovação, podendo sugerir, neste último caso, a possibilidade de uma outra submissão, após revisão do artigo. Caso o artigo não tenha sua aprovação recomendada pelo primeiro parecerista, será enviado para um segundo avaliador, repetindo-se o processo. Ocorrendo novamente a não aprovação, encerra-se o processo de avaliação, com a rejeição da submissão. Caso o segundo parecerista sugira aprovação ou aprovação mediante modificações, o artigo será enviado para um terceiro parecerista, que realizará o desempate.
2 - Os originais serão publicados em língua portuguesa, exceto no caso de participantes internacionais, cujos artigos, em outro idioma (espanhol ou inglês), deverão obrigatoriamente conter resumo em português.
3 - O(s) autor(es) que submeterem artigos para publicação no dossiê são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando os editores da revista e o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP quanto a qualquer falha no que diz respeito a essa garantia.
4 - A redação da revista 9a Arte reserva-se o direito de introduzir alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando-se, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações poderão, a critério dos editores, ser submetidas à aprovação dos autores.
5 - As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade, não expressando necessariamente a opinião dos editores da revista ou do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
6 - Os originais deverão ser enviados eletronicamente à revista 9a Arte, destacando sua destinação ao dossiê da seguinte forma, logo após o título: (Dossiê 8as Jornadas Internacionais de HQs). Os autores serão notificados de todos os passos tomados para avaliação dos artigos. Uma vez aprovados, os trabalhos serão publicados de acordo com o planejamento editorial da revista.
7 – As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:
a) Estrutura formal do trabalho
b) Correção, clareza e coerência de linguagem
c) Adequação e qualidade de tabelas, gráficos e ilustrações
d) Estrutura conceitual do trabalho
e) Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
f) Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
g) Atualização dos conceitos
h) Originalidade
i) Outros aspectos relevantes
8 - Para participar do dossiê, os trabalhos apresentados nas 8as Jornadas devem ser estruturados como artigo normal, com introdução, desenvolvimento e conclusões ou considerações finais, seguindo o modelo de artigo utilizado na revista (sugerimos utilizar um artigo publicado como modelo). Título, resumo (não o resumo expandido) e palavras-chave devem ser os mesmos apresentados na submissão do trabalho. Não é permitida a inclusão ou exclusão de autores.
9- No caso do Dossiê das 8as Jornadas, não é necessário que um autor tenha o título de Doutor.
Orientações específicas
A revista 9ª. Arte recebe trabalhos inéditos, compreendendo artigos analíticos e/ou ensaísticos, resenhas de obras relacionadas às histórias em quadrinhos, especialmente as de caráter acadêmico resultantes de pesquisas acadêmicas com pelo menos um dos autores com grau de Doutor.
Os conceitos emitidos em artigo assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os direitos de copyright são cedidos à Revista 9ª Arte com a preservação dos direitos intelectuais aos autores.
Os artigos deverão, necessariamente, conter:
1) Título em português e inglês, na fonte Arial, corpo 16, negrito.
Observação: Uso de maiúscula para a primeira letra do título e restante minúscula (exceto siglas ou termos técnicos);
2) Nome do autor, titulação, instituição a que pertence, biografia, e-mail e ORCiD (Acesse https://orcid.org/);
3) Resumo em português e inglês de 5 a 10 linhas, na fonte Arial corpo 11, espaçamento simples e justificado;
4) Palavras-chave de 3 a 5 termos, em português e inglês;
5) O corpo do texto (na fonte Arial corpo 12, espaçamento 1,5 e justificado) deve ter de 20 mil a 30 mil caracteres com espaço, não podendo exceder esse limite. A estrutura do artigo deve evidenciar na Introdução (não numerada) os objetivos e a metodologia do trabalho, seguida das seções que compreendam o Referencial Teórico e Análise dos dados (numeradas) e Considerações finais (não numerada). Os intertítulos seguem a mesma padronização do texto, mas devem estar em negrito e justificados;
6) O texto deve ser claro e sucinto, sem rebuscamento, trazendo apenas as informações essenciais para entendimento e compreensão do tema. Deve ser dividido de forma equilibrada, sendo aberto por um ou dois parágrafos introdutórios que apresentam o tema e descrevem sucintamente o que se busca atingir, sinalizando para a forma como o assunto será abordado (mencionando, se for o caso, as diversas seções e subseções).
7) Cada seção deverá ser numerada sequencialmente em caracteres arábicos (a partir do número 1), seguido de travessão. Cada seção pode ser dividida em subseções, acompanhando o formato da numeração progressiva (Ex: 1.1, 1.2, 1.3, etc.), seguida do título da subseção em caracteres normais. Tanto os títulos das seções como das subseções são precedidos e seguidos por um espaço de 1,5 cm.
8) Todas as informações importantes devem vir inseridas no texto principal. Desaconselha-se expressamente a utilização de notas de rodapé explicativas, detalhistas. O que não for importante para constar no texto principal deve ser omitido. Notas de rodapé referenciais só devem ser utilizadas para informações obtidas pessoalmente ou por email.
8.1 Exemplo de Nota explicativa:
(No texto) Muitos autores têm utilizado projetos de crowdfunding1 para viabilizar a publicação de histórias em quadrinhos.
(Na nota de rodapé) Crowdfunding é a denominação mais comum para financiamento coletivo, em geral realizadas por meio de plataformas como o Catarse, visando obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo, atraindo pessoas físicas interessadas na iniciativa.
Omitir a nota de rodapé e utilizar:
Muitos autores têm utilizado projetos de financiamento coletivo – como por meio da plataforma eletrônica Catarse –, para viabilizar a publicação de histórias em quadrinhos.
8.2 Exemplo de Nota detalhista:
(No texto) O personagem Demolidor1 foi publicado nos Estados Unidos em 1964, pela Marvel Comics, criação de Stan Lee e Bill Everett.
(Na nota de rodapé) Também conhecido como “O Homem sem Medo”, o nome original do personagem é Daredevil, referência direta a seu uniforme que lembra um ser diabólico. Um personagem como o mesmo nome já havia sido publicado durante a Era de Ouro dos quadrinhos, mas com outras características. Inicialmente, o Demolidor usava uma roupa amarela, mas ela foi modificada para a cor vermelha por Wallace Wood, na sétima edição de sua revista. No Brasil, o personagem Demolidor foi publicado inicialmente pela Editora EBAL, do Rio de Janeiro, em uma revista mensal em preto e branco, de 1969 a 1972. Em 1972, apareceu também em 3 números da revista Defensor Destemido, publicado pela Editora GEA, também do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi publicados pelas editoras Bloch, Rio Gráfica, Abril e Panini. Desenhado por vários artistas, suas melhores histórias envolvem a fase em que foram produzidas por Frank Miller, como A Queda de Murdock, O Homem sem Medo e A Saga de Elektra. Foi para o cinema em 2003, com direção de Mark Steven Johnson e estrelou como série televisiva em 2014, tendo Charlie Cox no papel do herói. Já está na sua terceira temporada.
Omitir a nota de rodapé e utilizar:
O personagem Demolidor (Daredevil) foi publicado nos Estados Unidos em 1964, pela Marvel Comics, criação de Stan Lee e Bill Everett, tendo sido também publicado no Brasil, por diversas editoras.
8.3 Exemplos de Notas referenciais:
(No texto) O roteirista Stan Lee “personificou a clássica história de sucesso norte-americano.”1
(Na nota de rodapé) 1FINGEROTH, Danny. A espetacular vida de Stan Lee. Rio de Janeiro: Agir, 2021. p. 10.
Omitir a nota de rodapé e utilizar:
O roteirista Stan Lee “personificou a clássica história de sucesso norte-americano” (Fingeroth, 2021, p. 10).
(No texto) A tira em quadrinhos é um gênero discursivo próprio, que pode ser classificado, segundo sua estrutura potencial, em ...1
(Na nota de rodapé) Ver Ramos, 2007).
Omitir a nota de rodapé e utilizar:
A tira em quadrinhos é um gênero discursivo próprio, que pode ser classificado, segundo sua estrutura potencial, em ... (Ramos, 2007)
9) Desaconselha-se expressamente o uso de abreviaturas, especialmente a substituição da expressão “história em quadrinhos” por HQ. Deve-se sempre dar preferência à expressão por extenso, utilizando-se as diversas denominações existentes, como histórias em quadrinhos, quadrinhos, banda desenhada, arte gráfica sequencial, revistas em quadrinhos, etc.
10) Siglas de instituições ou entidades devem ser precedidas pelo nome por extenso na primeira vez em que forem mencionadas, podendo-se, em seguida, utilizar apenas a sigla.
Ex: O Serviço Social da Indústria (SESI) utilizou quadrinhos...
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não menciona expressamente os quadrinhos...
11) Títulos de publicações devem ser grafados em itálico, o mesmo ocorrendo em relação a palavras em outro idioma. Nomes de personagens devem vir grafados em caracteres normais. No caso de personagens estrangeiros, deve-se dar preferência à forma como o personagem é conhecido no Brasil, podendo-se, para maior clareza, se necessário, acrescentar seu nome original em parênteses, na primeira vez em que o personagem for citado.
Ex: A revista O Pato Donald foi publicada pela Editora Abril a partir de 1950.
O personagem Pato Donald foi publicado pela Editora Abril a partir de 1950.
O personagem Pato Donald (Donald Duck) foi publicado pela Editora Abril a partir de 1950.
12) As citações diretas devem ter até 3 linhas, com aspas, inseridas no texto; acima de 3 linhas, serão colocadas em destaque, separadas por um espaço antes e depois da citação, com corpo 11, com recuo de 4 cm da margem esquerda e com espaçamento simples. Deve-se seguir a NBR 10520: 2023.
13) Citações de obras originalmente em outros idiomas devem ser traduzidas e o texto original da citação deve ser incluído em nota de rodapé.
14) As Referências Bibliográficas devem seguir a norma NBR-ABNT 6023/2020;
15) As figuras devem ser enviadas, se possível, em arquivos separados e em 300 DPI. No corpo do texto é necessário indicar o local para a inserção das figuras, por meio de legendas (na fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples) numeradas em ordem crescente. Todas as figuras devem ser mencionadas no texto do artigo, o mais próximo possível de sua inserção.
16) As resenhas devem obedecer as mesmas normas dos artigos no que se refere a formatação de fonte, espaçamento e referencial teórico, contendo entre 3000 e 5000 caracteres com espaços.