As aventuras de Nhô Quim: o Marco Histórico dos Quadrinhos no Mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.153373Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Primeira história em quadrinhos, Nhô Quim (personagem), Origem das histórias em quadrinhosResumo
O presente trabalho visa estabelecer um marco teórico quanto à definição de histórias em quadrinho, como um segmento artístico e cultural, bem como um marco histórico, desenvolvendo um contraponto a respeito da discussão sobre qual seria a primeira história em quadrinho publicada no mundo. Ainda que, de maneira predominante, atribuam tal feito a Outcalt com seu Yellow Kid em 1896, se buscará nesse artigo demonstrar que a primeira obra publicada desse gênero foi As aventuras de Nhô Quim de Angelo Agostini publicada no Brasil, mais precisamente na revista Vida Fluminense, em 30 de janeiro de 1869, ou seja, 27 anos antes.
Downloads
Referências
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. Tese. (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicacões e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BRASIL, Giba Assis. Ensaio: politizando a tecnologia e a feitura do cinema. In: PRETTO, Nelson de Lucca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. pp. 85-92. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjni4Gxq-ToAhUaIrkGHV0-DNIQFjAAegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Frepositorio.ufba.br%2Fri%2Fbitstream%2Fufba%2F211%2F4%2FAlem%2520das%2520redes%2520de%2520colaboracao.pdf&usg=AOvVaw3rSjioVeNRB3WHF0CBRRVD. Acesso em 12 abr. 2020.
CAGNIN, Antônio Luiz. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.
CAGNIN, Antonio L. Abertura. In: CALAZANS, Flavio M. A. (ed.). As histórias em quadrinhos no Brasil: teoria e prática. São Paulo: UNESP, 1997. p. 11.
CALAZANS, Flavio Mário de Alcântara. (ed.). As histórias em quadrinhos no Brasil: teoria e prática. São Paulo: UNESP, 1997.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.
COUPERIE, Pierre. História em quadrinhos e comunicação de massa. São Paulo: MAM Assis Chateaubriand, 1970.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ambiguidades e heranças do autoritarismo no Brasil. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha (Org.). A construção social dos regimes autoritários: Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. v. 1., p. 38-70
LOTUFO, Cesar Augusto; SMARRA, André Luís Soares. Os super-heróis brasileiros que educam por meio dos quadrinhos. In: GOMES, Nataniel dos Santos; ABRÃO, Daniel. (Org.). Grandes poderes trazem grandes responsabilidades: refletindo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Curitiba: Appris, 2014, p. 157-176.
MARTINS, Silvane Aparecida Freitas. Histórias em quadrinhos: um convite para a iniciação do leitor. In: SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL, 1º, 2004. Anais. Paraiba: UEMS, 2004.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
MORO, Gláucio Henrique Matsushita. Pictograma e pictografia: objeto, representação e conceito. Tese (Doutorado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Curitiba, 2016
RAHDE, M. B. Origens e evolução da história em quadrinhos. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 5, nov. 1996.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009
SAMARA, Timothy. Elementos do design: guia do estilo gráfico. São Paulo: Editora Bookman, 2010.
SILVA, Marly Custódio. Chico Bento em Pavor Espaciar: uma abordagem sociolinguística da Graphic Novel de Gustavo Duarte. 2015. Monografia (graduação em Letras) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em Quadrinhos: seu papel na indústria de comunicação de massa. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 César Augusto Lotufo, André Luis Soares Smarra, Luciano Filizola da Silva, Nataniel dos Santos Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.