Sequências didáticas para ensino e avaliação de leitura de quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e216894Palabras clave:
Sequência didática. Quadrinhos. Ensino de leitura. Análise do discurso. BNCC.Resumen
Descargas
Referencias
ALVES-COSTA, Lucas Piter. Quadrinhos: autorialidade, práticas institucionais e interdiscurso. [livro eletrônico]. Catu: Bordô-Grená, 2021. Disponível em: https://shre.ink/alvescostabordogrena. Acesso em: 08 mai. 2023.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (Org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 13-41.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (Org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analisesemiolinguistica-do.html. Acesso em: 02 nov. 2019.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
COSCARELLI, C. V.; NOVAIS, A. E. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/8118/5807. Acesso em: 06 jun. 2018.
COSTA, L. P. A.; SIMÕES, A. C. Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 02, p. 73-87, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1209. Acesso em: 30 ago. 2023.
DELL`ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (Org). As múltiplas facetas da linguagem. Brasília: UNB, 1996, p. 69-75.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
ECO, Umberto. O leitor-modelo. In: ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979. p. 35-49.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2015.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora, 2007.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2002.
KOCH, I. V. A construção dos sentidos no texto: intertextualidade e polifonia. In: KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2016, p. 59-74.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2018.
MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 194-207.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 9ª Arte (São Paulo)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.