Metapicture: pintura de história em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e220026Palavras-chave:
Metapictures, Pintura figurativa, Iconologia, História em quadrinhosResumo
Utiliza a metalinguística para pensar a relação entre a narrativa na pintura figurativa e nos quadrinhos. Para tanto, demonstra-se o potencial das imagens autorreflexivas e suas aptidões teórico-crítica utilizando o conceito de metapicture de W. J. T. Mitchell. O segundo passo é buscar exemplos na história da arte que comprovam a importância de experiências autorreflexivas para a teoria sobre a pintura. Em seguida, mostra-se como os comics ampliaram a investigação da metapicture pelo do humor. Depois, lança-se mão de alguns exemplos da revista MAD para defender que existe grande potencial crítico na projeção de uma linguagem visual sobre a outra. Por fim, apresentase a riqueza crítica de experiências em quadrinhos que colocam em questão a linguagem pictórica acadêmica.
Downloads
Referências
AGEE, Jon. A incrível pintura de Felix Clousseau. Rio de Janeiro: Ed. Pequena Zahar, 2023.
BAETENS, Jan. FREY, Hugo. The graphic novel: an introduction. Cambridge: University of Cambridge Press, 2015.
BARBIERI, Daniele. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2017.
BELTING, Hans. An Anthropology of images: picture medium body. Princeton: Princeton University Press, 2011.
BOKODY, Péter. Images-within-images in italian painting (1250-1350): reality and reflexivity. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2015.
BROWN, Jonathan. Pintura na Espanha: 1500-1700. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CAMPOS, Rogério. Uma pequena história dos quadrinhos para uso das novas gerações. São Paulo: Editora Veneta, 2022.
CHABOUTÉ, Christophe. Museu. São Paulo: Pipoca&Nanquim, 2023.
CIRNE, Moacy. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Edições Achiamé Ltda, 1982.
DEPAULA, Marcus Vinicius. A grotesca Pinacoteca dos quadrinhos. Revista Literartes. USP, v.1, n. 8, 2018.
DRUCKER, Mort. SIEGEL, Larry. O équizossista. MAD, Rio de Janeiro, Ed. Vecchi, n. 6, p. 6-13, 1974.
O EXORCISTA. Direção: William Friedkin. Roteiro: William Peter Blatty. Warner Bros., 1973. 122m., color.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
GASCA, Luis. MENSURO, Asier. La pintura em el cómic. Madrid: Ediciones Cátedra, 2014.
GOSCINNY, René. UDERZO, Albert. O aniversário de Asterix e Obelix: o Livro de Ouro. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GUIMARÃES, Edgard. Linguagem e metalinguagem na história em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25º, 2002, Salvador. Anais... Salvador: INTERCOM, 2002. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_NP16GUIMARAES.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.
JOUSSELIN, Pascal. Imbatível, justiça e legumes frescos. Campinas: Saber e Ler Editora Ltda, 2021.
MARESCA, Peter (ed.). Winsor McCay: Little Nemo in Sluberland: !EsosEsplèndidos Domingos!. Barcelona: Norma Editorial, 2010.
MATHIEU, Marc-Antoine. Julius Corentin Acquefacques, prisioneiro dos sonhos: a origem. São Paulo: Comix Zone!, 2022. (A)
MATHIEU, Marc-Antoine. Julius Corentin Acquefacques, prisioneiro dos sonhos: o processo. São Paulo: Comix Zone!, 2022. (B)
MITCHELL, W. J. T. Iconology, image, text, ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1986.
MITCHELL, W. J. T. Picture theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures want?: the lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
MOREAU, Diego; MACHADO, Laluña. História dos quadrinhos EUA. São José: Skript, 2021.
RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas: Ed. Zarabathana, 2011.
SANTOS, Roberto Elísio dos. Uma revista muito louca: análise do humor da MAD Magazine. São Paulo. Criativo, 2015.
SARAVÁ, Marcelo; FREITAS, André; VIÑOLE, Omar; MANES, Deyvison. Meta, Depto. de Crimes Metalinguísticos. Campinas: Zarabathana Books, 2020.
SMUDJA, Ivana; SMUDJA, Gradimir. Au fil de l’Art. Tournai: Éditions Delcourt, 2012. v.1,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.