A metáfora dos mutantes e a religião das máquinas em House of X/Powers of X

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DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Ficção científica, Indústria cultural, X-Men (personagens)

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre as primeiras edições das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, House of X e Powers of X, de Jonathan Hickman, da editora Marvel Comics, a partir de autores como Flusser e Erick Felinto. Subjacente, discutem-se os Comics norte-americanos como obra de arte e produto, a partir da lógica da indústria cultural em Theodore Adorno e da lógica de reprodutibilidade técnica em Walter Benjamin, Para a lógica da Teoria Crítica, as histórias em quadrinhos são parte de uma teia estrutural consumista própria à indústria cultural, em uma relação em que o homem se torna o objeto de sua própria criação. No entanto, postula-se aqui que, entre os meandros deste mecanismo, existem brechas para suspiros de criatividade, sobretudo no gênero de ficção científica, onde os sussurros oníricos sobre o amanhã saltam da mente do autor e cristalizam-se no imaginário contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - (2023), na linha de pesquisa Cultura das mídias, imaginário e cidade", vinculado como estudante/pesquisador junto ao Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura (NECTAR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação, junto ao Grupo de Pesquisas em Educação e Psicologia (GPEP). É graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - junto ao Grupo de Pesquisa em Educação, Subjetividade e Psicanálise (GPESP) e estudante colaborador do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania (NIEVCI). É Professor Adjunto da cadeira de Teorias da Comunicação do curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua em pesquisas à partir do campo das Teorias da Comunicação, com destaques para temas da Ética Jornalística, Educação Midiática, Epistemologia e interdisciplinaridades (Campos da Educação, Psicologia, Cultura e alimentação).

  • Wanderleia Pereira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    É MESTRANDA em EDUCAÇÃO pelo programa PPGEdu (UNEMAT-Cáceres), BACHARELA em COMUNICAÇÃO SOCIAL com Habilitação em JORNALISMO (2012) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, LICENCIADA em PEDAGOGIA (2017) pelo Instituto Superior Albert Einstein e LICENCIADA em ARTES VISUAIS (2018) pelo Centro Universitário de Jales. ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS pela UNEMAT - Tangará da Serra (2017) e em GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (2018) pela UAB. Em sua trajetória acadêmica participou do projeto de pesquisa Organização do Acervo de Ricardo Ramos, nas fases I (2010-2011) e II (2011-2012) e publicou trabalhos oriundos da atuação no projeto. Também participou como bolsista no projeto de extensão Criação de uma videoteca no campus Universitário de Alto Araguaia (2011-2012) e colaborou com a criação do projeto de extensão em Educomunicação: Revista Se Liga (2011 até os dias atuais). Participa do Projeto Leitura e Literatura nas escolas desde 2010. Além disso, no decorrer da vida acadêmica, ganhou cinco prêmios Regionais (Centro-Oeste) e um Nacional (2011). Entre o período de 2013 e 2014 foi jornalista e redatora em uma empresa de notícias na cidade de Alto Taquari (MT). Atualmente é professora contratada de Artes, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, DRE de de Tangará da Serra. 

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Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marques, R. R. L. ., & Silva, W. P. da . (2024). A metáfora dos mutantes e a religião das máquinas em House of X/Powers of X. 9ª Arte (São Paulo), 12, e225432. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432