“Os véi dizia”
sabedoria, velhice e juventude nas tiras Ensinamentos Lídicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225727Palavras-chave:
histórias em quadrinhos, sabedoria, velhice, juventude, tiras em quadrinhosResumo
Consiste na apresentação de um relato de experiência sobre a criação das webtiras Ensinamentos Lídicos, com foco nos temas sabedoria, velhice e juventude. Para tanto, o texto apresenta uma breve introdução aos estudos em literatura sapiencial, com ênfase no “provérbio”, elaborando sobre a presença do jovem e do velho na didática sapiencial. Dessa forma, entende-se que as webtiras valorizam as diferentes etapas da vida, enfatizando que ambas protagonizam a comunicação do conhecimento sapiencial: de um lado o locutor-mestre, do outro, o ouvinte-aprendiz. Há também nas tiras a ideia de que a relação hierárquica mestre-aprendiz pode ser alterada, fazendo com que o néscio ensine e o sábio aprenda. Logo, entende-se que as webtiras Ensinamentos Lídicos foram pensadas para se configurar, ao mesmo tempo, como peça da tradição sapiencial e exemplo de subversão à lógica da didática sapiencial convencional.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Emanuel. Escrito para a eternidade: a literatura no Egito Faraônico. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BULLOUGH, Robert V.; PINNEGAR, Stefinee. Guidelines for Quality in Autobiographical Forms of Self-Study Research. Educational Researcher, v. 30, n. 3, p. 13-21, 2001.Disponível em: https://doi.org/10.3102/0013189x030003013. Acesso em: 11 set. 2024.
BUTLER, R. Ageism: another form of bigotry. The Gerontologist, n. 9, p. 243-245, 1969.
CARMO, Felipe. Gênero sapiencial em diálogo: uma leitura bakhtiniana de Provérbios 22:17-24:22 e Ensinamentos de Amenemope. In: BRANCAGLION JR., Antonio; CHAPOT, Gisela (org.). Estudos de Egiptologia. Rio de Janeiro: Klíne, 2017, p. 185-198. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.5745582. Acesso em: 28 maio 2024.
CASARIN, Sidnéia; PORTO, Adrize. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i4.21998. Acesso em: 28 maio 2024.
CATANI, Afrânio; GILIOLI, Renato. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
CRENSHAW, James. Old Testament Wisdom: an introduction. London: SCM Press Ltda., 1981.
CRENSHAW, James. A mother’s instruction to her son (Proverbs 31:1-9). Perspectives in Religious Studies, v. 15, n. 4, p. 9-22, 1988.
DANIEL, Fernanda; ANTUNES, Anna; AMARAL, Inês. Representações sociais da velhice. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 33, n. 3, p. 291-301, set. 2015.
DEBERT, Guita. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp/Fapesb, 2004.
DOYLE, Charles. Proverbs in literature. In: HRISZTOVA-GOTTHARDT, Hrisztalina; VARGA, Melita. (ed.). Introduction to Paremiology: A compreensive guide to Proverb Studies. Berlin: Walter de Gruyter, 2015. p. 262-275.
FOGAÇA, Maria Cristina. Reflexões sobre o envelhecimento: Faculdade Aberta para Terceira Idade. São Paulo: LTR, 2011.
GROPPO, Luís Antonio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do Cogeime, ano 13, n. 25, p. 9-22, dez. 2004.
KARATÊ KID: MOMENTO DA VERDADE. Direção: John G. Avildsen. Produção: Jerry Weintraub. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1984. 1 filme (126 min).
KONSTANTINOVA, Anna. Proverbs in mass media. In: HRISZTOVA-GOTTHARDT, Hrisztalina; VARGA, Melita (ed.). Introduction to Paremiology: a comprehensive guide to Proverb Studies. Berlin: Walter de Gruyter, 2015.
LAMBERT, Wilfred G. Babylonian wisdom literature. Winona Lake: Eisenbraus, 1996.
LEITE, Will. Anésia. Apucarana: [s.n.], 2017.
LAUHAKANGAS, Outi. Categorization of Proverbs. In: HRISZTOVA-GOTTHARDT, Hrisztalina; VARGA, Melita A. (ed.). Introduction to Paremiology: a comprehensive guide to proverb studies. Berlin: Walter de Gruyter, 2015. p. 276-293.
MATTHEWS, Victor H.; BENJAMIN, Don C. Old Testament parallels: laws and stories from Ancient Near East. Mahwah: Paulist Press, 2006.
MAGALHÃES, Henrique. Humor em pílulas: a força criativa das tiras brasileiras. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2006.
MIEDER, Wolfgang. Proverbs are never out of season: popular wisdom in the Modern Age. New York: Oxford University Press, 1993.
MIEDER, Wolfgang. International Bibliography of Paremiology and Phrasology: A – M. Berlin: Walter de Gruyter, 2009. v. 1. (A)
MIEDER, Wolfgang. International Bibliography of Paremiology and Phrasology: N – Z. Berlin: Walter de Gruyter, 2009. v. 2. (B)
MIEDER, Wolfgang. Origin of proverbs. In: HRISZTOVA-GOTTHARDT, Hrisztalina; VARGA, Melita A. (ed.) Introduction to Paremiology: a comprehensive guide to Proverb Studies. Berlin: Walter de Gruyter, 2015. p. 28-48.
MIMOSO, Anabela. Provérbios: uma fonte para a história da educação. Revista Lusófona de Educação, n. 12, p. 155-163, 2008.
MINOIS, George. História da velhice no ocidente. Lisboa: Editorial Teorema, 1999.
MUCK, Burton; MURPHY, Roland. Wisdom Literature. In: KRAFT, Robert; NICKELSBURG, George (ed.). Early Judaism and its modern interpreters. Georgia: Fortress Press, 1986, p. 391-410.
MURPHY, Roland. Form criticism and Wisdom Literature. Catholic Biblical Quarterly, v. 31, n. 4, p. 475-483, 1969.
MURPHY, Roland. Wisdom Literature: Job, Proverbs, Ruth, Canticles, Ecclesiastes, and Esther. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1988.
NEIRA, Marcos. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, São Paulo, v. 53, p. 52-103, nov. 2017.
NOVAES, Allan. O jovem na literatura acadêmica: elementos para um estado da arte dos estudos da juventude. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 246-257, abr./jun. 2018.
NOVAES, Allan. Ensinamentos Lídicos: obra sapiencial completa e definitiva. Engenheiro Coelho: Ed. do Autor, 2024.
PARKINSON, Richard. Voices from Ancient Egypt: an anthology of Middle Kingdom writings. London: British Museum Press, 1991.
PEMBERTON, Glenn. The rethoric of the father in Proverbs 1–9. Journal of the Study of the Old Testament, v. 30, n. 1, p. 63-82, 2008.
PRITCHARD, James (ed.). The Ancient Near East: an anthology of texts and pictures. New Jersey: Princeton University Press, 2011.
QUINO. Mafalda: todas as tiras. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
RECH, Aryana Lucia. Memória de velhos através da narração ilustrativa das histórias em quadrinhos. Educação, artes e inclusão, v. 12, n. 2, p. 27-48, 2016.
RIBEIRO, Leila. Por que você não coleciona selos como todo mundo? Velhice e objetos de coleção na trajetória de Urbano, o Aposentado. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 3, p. 199-207, set./dez., 2011. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2011.47.3.02. Acesso em: 05 set. 2024.
SANTOS, Denise. Água mole pedra dura: provérbios nas aulas de Língua Portuguesa. In: SIMÕES, Darcilia; OSÓRIO, Paulo (org.). Léxico: investigação e ensino. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014, p. 75-87.
SAVAGE, Jon. A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século 20. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
SILVA, Luna. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, ciências, saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 155-168, jan.-mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/kM6LLdqGLtgqpggJT5hQRCy/. Acesso em: 05 set. 2024.
SUÁREZ, Daniel. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.1, p.387-416, abr. 2011.
AS TARTARUGAS NINJA. Direção: Steve Barron. Produção: David Chan, Kim Dawson, Simon Fields. Estados Unidos: New Line Cinema, 1990. 1 filme (93 min).
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
VINHAL, Maria. O gênero tira e a argumentação: uma relação produtiva. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019, Uberlândia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.