Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul: implementação e conscientização por meio de quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230352Palavras-chave:
história em quadrinhos, tributos, ensinoResumo
A Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul tem sido pauta de discussões recorrentes. Uma iniciativa inovadora que venha para transformar a realidade educacional e cidadã pela implementação efetiva da Educação Fiscal nas escolas por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é muito bem-vinda. A partir dessa perspectiva, este estudo teve como objetivo geral discutir em que medida a implementação da Educação Fiscal na rede de ensino pode ser relevante para o desenvolvimento da conscientização tributária de jovens e adultos, por meio de quadrinhos. Os objetivos específicos deste trabalho consistiram em contextualizar a implementação da Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul e apresentar os resultados alcançados com o Programa Estadual de Educação Fiscal/MS.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: Constituição da República Federativa do Brasil : texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº 116/2022. Acesso em: 07 nov.. 2024.
BRASIL. Medida Provisória MPV 746/2016. Brasília, 22 set. 2016. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746impressao.htm. Acesso em: 3 nov. 2024
BRASIL. Lei n. 12.796, de 04 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.org.br/. Acesso em: 3 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento final. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 set. 2024.
BRASIL. Decreto nº 10.393, de 09 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jun. 2020. Disponível em: D10393. Acesso em: 07 nov. 2024.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 1997.
GUIMARÃES, Edgard. O aprendizado da linguagem da história em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28º, 2005, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005. p.1-14.
NuPeQ - Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCQbvHsIZXoYnYwptUlkWtcQ. Acesso em: 3 nov. 2024.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto 16218, 2023. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ms/decreto-n-16218-2023-mato-grosso-do-sul-o-governador-do-estado-de-mato-grosso-do-sul-no-exercicio-da-competencia-que-lhe-confere-o-art-89-inciso-vii-da-constituicao-estadual-decreta. Acesso em: 3 nov. 2024.
UMA NOVA história para Educação Fiscal do MS. Disponível em: Uma nova história para Educação Fiscal do MS - ESAN. Acesso em: 07 nov. 2024.
PROFISCO II – Projeto de Modernização da Gestão Fiscal de MS. Disponível em: PROFISCO II – Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do MS. Acesso em: 3 nov. 2024
SAIBA quanto o brasileiro paga de impostos nos principais presentes de Natal. Jornal Fato. Disponível em: https://jornalfato.com.br/economia/saiba-quanto-o-brasileiro-paga-de-imposto-nos-principais-presentes-de-natal,422543.jhtml. Acesso em: 30 out. 2024.
SMARRA, André Luís Soares; LOTUFO, César Augusto; SILVA, Luciano Filizola da; GOMES, Nataniel dos Santos. As aventuras de Nhô Quim: o marco histórico dos quadrinhos no mundo. 9ª Arte, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 15-41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.153373. Acesso em: 07 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.