Regularidades e diferenças nas temáticas a partir das tiras da Escola de Passarinhos, de João Marcos Ferreira Mendonça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231085

Palavras-chave:

Tiras, História em quadrinhos - Linguagem, Escola de Passarinhos (título)

Resumo

Tem por objetivo observar regularidades e diferenças quanto às temáticas, recursos da linguagem dos quadrinhos a partir das tiras da série Escola de Passarinhos e identificar as características das tiras cômicas, tiras chárgicas e de homenagem. O corpus é composto pelas tiras publicadas na rede social Instagram, no perfil de João Marcos Ferreira Mendonça. Em relação à metodologia, optou-se pela compilação das tiras em períodos semestrais, de outubro de 2019 a dezembro de 2023; porém, neste trabalho, serão abordadas apenas três tiras: a primeira tira, com legenda (Ensino médio); a segunda tira, sem legenda (com temática implícita) e a terceira tira, sem legenda (com temática explícita). Para o embasamento deste estudo, buscam-se fundamentos teóricos, subsídios e contribuições de Ramos (2011; 2017; 2022), Silva (2004) e Eisner (2010), a fim de empreender uma análise que evidencie características dos quadrinhos, temáticas e seus conteúdos.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Adriana Príncipe Pedro, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Especialização em Língua Portuguesa (2013) - Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente, professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.  Colaboradora do projeto de pesquisa “Histórias em quadrinhos, manifestações e representações do sofrimento: um estudo sobre as personagens em novelas gráficas”. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Quadrinhos, Estudos e Perspectivas de Mundo” (QUAESPEM). 

Referências

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Pedro, J. A. P. (2024). Regularidades e diferenças nas temáticas a partir das tiras da Escola de Passarinhos, de João Marcos Ferreira Mendonça. 9ª Arte (São Paulo), e231085. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231085