Regularidades e diferenças nas temáticas a partir das tiras da Escola de Passarinhos, de João Marcos Ferreira Mendonça
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231085Palavras-chave:
Tiras, História em quadrinhos - Linguagem, Escola de Passarinhos (título)Resumo
Tem por objetivo observar regularidades e diferenças quanto às temáticas, recursos da linguagem dos quadrinhos a partir das tiras da série Escola de Passarinhos e identificar as características das tiras cômicas, tiras chárgicas e de homenagem. O corpus é composto pelas tiras publicadas na rede social Instagram, no perfil de João Marcos Ferreira Mendonça. Em relação à metodologia, optou-se pela compilação das tiras em períodos semestrais, de outubro de 2019 a dezembro de 2023; porém, neste trabalho, serão abordadas apenas três tiras: a primeira tira, com legenda (Ensino médio); a segunda tira, sem legenda (com temática implícita) e a terceira tira, sem legenda (com temática explícita). Para o embasamento deste estudo, buscam-se fundamentos teóricos, subsídios e contribuições de Ramos (2011; 2017; 2022), Silva (2004) e Eisner (2010), a fim de empreender uma análise que evidencie características dos quadrinhos, temáticas e seus conteúdos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Kleber Soares. O formato das tiras no Instagram e a construção de sentido. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 85–105, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36742. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36742. Acesso em: 3 nov. 2024.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de Passarinhos. Disponível em: https://www.instagram.com/escoladepassarinhos?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw%3D%3D. Acesso: 24 mar. 2024.
MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de Passarinhos: Disponível em: https://www.instagram.com/p/B3LeuZnn4SO/?utm_source=ig_web_copy_link: Publicação em: 03 de outubro de 2019. Acesso: 23 março 2024.
MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Uma tira de Escola de Passarinhos: Disponível em: https://www.instagram.com/p/B4BNh9SBRFC/?utm_source=ig_web_copy_link. Publicada em: 24 out. 2019. Acesso em: 23 mar. 2024
MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Uma tira de Escola de Passarinhos: Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cv4feB5OgRP/?utm_source=ig_web_copy_link. Publicado em: 13 ago. 2023. Acesso em: 24 mar. 2024.
MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: elementos de teoria e subsídios para uma metodologia de análise. São Paulo: Editora Criativo, 2023.
RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2011.
RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
SILVA, Carla Letuza Moreira e. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas: UFRGS, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está licenciada com uma Licença