Obras abertas em quadrinhos: análise e criação semiótica de quadrinhos-objeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231109

Palavras-chave:

Quadrinhos, Quadrinho-objeto, Semiótica peirceana, Obra aberta, Processo criativo

Resumo

Os quadrinhos apresentam diversos pontos de partida para interpretações múltiplas. Para explorar e potencializar seus sentidos possíveis, nos inspiramos nas reflexões de Umberto Eco sobre a obra aberta, uma mensagem poética que estimula fruidores a percorrer várias possibilidades interpretativas. Nosso corpus consiste em quadrinhos cuja abertura se dá pela manualidade. O objetivo da pesquisa é a análise desses artefatos e a posterior produção de um quadrinho que envolva um manuseio físico-criativo por parte de quem lê. Como ferramenta teórico-metodológica, se faz presente a semiótica peirceana, que apresenta a interpretação como um processo infinito. As análises semióticas resultam em diretrizes projetuais que guiam a criação de nosso quadrinho-objeto.

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Biografia do Autor

  • Lya Brasil Calvet, Unichristus

    Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na interseção entre quadrinhos, semiótica e obras abertas (2024). Especialista em Arte-Educação (SENAC, 2023) e graduada em Design (UFC, 2019), com experiência docente na área de Projeto. Desde 2022, integra o grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos, colaborando com planejamento, comunicação e execução de diversas atividades do grupo, como o curso extensionista Oficina de Quadrinhos, no qual também atua como professora no módulo de Desenho. Fez parte da equipe de pesquisa Metadisciplina, que resultou na criação de uma abordagem didática com o mesmo nome e na produção do livro "Metadisciplina: design, didática e semiótica na educação" (2021). Também atuou no Varal - Laboratório de Design Social, em processos colaborativos com a comunidade artesã de Moita Redonda. Atualmente, é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus e no curso de Multimídia da rede de Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEPs) do Ceará. Em paralelo às atividades de pesquisa e de ensino-aprendizagem, realiza trabalhos práticos no campo do design, da ilustração e dos quadrinhos.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Calvet, L. B. (2024). Obras abertas em quadrinhos: análise e criação semiótica de quadrinhos-objeto. 9ª Arte (São Paulo), e231109. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231109